Portugal entra na fase de mitigação da pandemia à meia-noite - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 25 de março de 2020

Portugal entra na fase de mitigação da pandemia à meia-noite


O secretário de Estado da Saúde revelou que Portugal está prestes a entrar na fase mais crítica da pandemia. O país registou 43 vítimas mortais e quase três mil infetados.

António Sales revelou que Portugal está prestes a entrar na fase de mitigação do Covid-19. O secretário de Estado da Saúde revelou em conferência de imprensa que tem "confiança" no processo de combate à pandemia. O número de vítimas mortais nas últimas 24 horas (mais dez pessoas face a segunda-feira) é de doentes com mais 70 anos, confirmando a tese de que "a letalidade é maior nos idosos".

Graça Freitas avança que o país vai entrar num novo plano a partir da meia-noite, que passará da contenção para a mitigação. "Poderá haver turbulência", diz a diretora-geral da Saúde, mas garante simultaneamente que as autoridades de saúde estarão prontas para evitar essas alterações bruscas.

Não há vantagem de mentir

"Não há vantagem de mentir numa situação nestas", acrescentou Graça Freitas, reforçando a ideia de que os números avançados pela Direção-Geral da Saúde dizem respeito às últimas 24 horas. As informações mais recentes, divulgadas regularmente pelas autarquias no terreno durante o dia, são tidas em conta no boletim da autoridade de saúde do dia seguinte.

António Sales garantiu que 80 mil testes deverão chegar a Portugal até este domingo. Questionada pelos jornalistas sobre despistagem de Covid-19 em lares de idosos, Graça Freitas garantiu que com a passagem fase de contenção para a de mitigação, os lares passarão a poder recorrer ao setor privado. "Vamos alargar a oferta de testes a toda a gente", disse.

Não tornar o lar num gueto

Quanto à possibilidade de cercos sanitários em redor destes estabelecimentos, a diretora-geral da Saúde assumiu que este cenário não está previsto. "Não se vai isolar o lar, nem torná-lo num gueto", afirmou, explicando que os casos confirmados pelo novo coronavírus em lares devem ser separados dos utentes que não têm Covid-19. "Evitar que os dois mundos se juntem".

Graça Freitas esclareceu ainda que a gestão de Covid-19 nos lares de idosos, nomeadamente o isolamento dos locais, deve ser da competência das autarquias e dos centros de saúde das localidades.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário