Este Aparelho Testado em Espanha pode Salvar Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 2 de março de 2020

Este Aparelho Testado em Espanha pode Salvar Bombeiros


Sensores acompanham a temperatura, a concentração de fumo e humidade em tempo real. Aparelho pode levar à retirada de bombeiros de situações perigosas.

A start-up espanhola Prometeo testou o seu aparelho baseado em Inteligência Artificial em bombeiros pela primeira vez em fevereiro. O teste foi realizado em Olivella, Espanha, durante um fogo controlado.

A tecnologia recorre à inteligência artificial e à Internet das coisas para manter os bombeiros a salvo através de um aparelho do tamanho de um smartphone preso aos seus uniformes. Dez bombeiros voluntariaram-se para testar o dispositivo, relata a Reuters.

O aparelho tem sensores que monitorizam a temperatura, a concentração de fumo e humidade em tempo real. Estes podem enviar alertas com código de cores através de uma plataforma na Cloud aos centros de comando. A informação pode ser usada para retirar os bombeiros de uma situação caso esta se torne demasiado perigosa, bem como acompanhar a sua exposição a longo termo ao fumo.

O projeto realiza a visão do bombeiro Joan Herrera, que começou a reparar nos efeitos dos elementos tóxicos num fogo e quis "identificar e entender o que acontecia aos bombeiros".

A empresa Prometeo ganhou o prémio IBM Call for code de 2019, um projeto de cinco anos e de 30 milhões de dólares. A empresa é formada por um grupo de cinco voluntários, incluindo o bombeiro Joan Herrera, o enfermeiro Vicenç Padró e os software developers e cientistas de dados Salomé Valero, Josep Ràfols e Marco Rodríguez.

Fonte: Sábado
Vejo AQUI o video 

Sem comentários:

Enviar um comentário