Seis Desfibrilhadores Disponibilizados em Ruas de Portimão - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Seis Desfibrilhadores Disponibilizados em Ruas de Portimão


Um dos seis novos aparelhos de desfibrilhação automática externa colocados em ruas do concelho de Portimão foi inaugurado esta sexta-feira à tarde, durante um simulacro realizado na Praça 1º de Maio, junto à câmara.

Além deste local, os restantes cinco equipamentos, destinados a salvar a vida de uma eventual vítima em paragem cardiorrespiratória, estão a funcionar desde janeiro noutras áreas estratégicas: Praia da Rocha, zonas ribeirinhas de Alvor e Portimão, Alameda da República e Mexilhoeira Grande. Está em causa um investimento da autarquia de 50 mil euros.

Segundo Richard Marques, comandante dos Bombeiros de Portimão e responsável da Proteção Civil Municipal, o objetivo é que "o desfibrilhador chegue mais rapidamente junto da vítima". Após o alerta, os meios de socorro deverão estar no local no espaço de três minutos, o que se verificou durante o simulacro.  

"Qualquer cidadão pode acionar o alerta, transmitindo a informação" ao Centro Municipal de Operações de Socorro, diz o responsável. Depois são acionados os meios, uma vez que só os profissionais e cidadãos com formação podem utilizar o desfibrilhador em segurança. Os Bombeiros de Portimão já estão, aliás, a receber inscrições para dar formação gratuita à população.

A presidente da câmara, Isilda Gomes, assegurou ao CM que autarquia vai continuar a "expandir o programa". Quatro outros desfibrilhadores foram entregues à PSP, GNR e Polícia Marítima e existem ainda 11 edifícios municipais que dispõe deste equipamento. Um total de 250 elementos das forças de segurança e da autarquia já receberam formação.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário