Pneumonia Viral com Origem na China "Pode Chegar a Portugal" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Pneumonia Viral com Origem na China "Pode Chegar a Portugal"


O presidente da Associação Nacional de Médicos da Saúde Pública, Ricardo Mexia, admitiu, nesta quarta-feira, em entrevista à TVI,  que o novo tipo de coronavírus pode chegar a Portugal.

Fruto da mobilidade que hoje temos a nível global, não podemos ignorar que existe um risco, ainda que baixo, que o vírus possa chegar ao continente europeu e a Portugal, concretamente”, alertou.

O facto de terem sido já reportados casos a uma distância substancial da origem, em Wuhan, no centro da China, como aconteceu em Hong Kong, Macau, Tailândia e EUA, "pode ser um indicador de que a mobilidade propicia a expansão do vírus".

Quem tem de tomar a decisão sobre se decreta, ou não, uma emergência de saúde publica de âmbito internacional, também terá isso em conta", observou o presidente da Associação Nacional de Médicos da Saúde Pública.

Numa altura em que começam a surgir receios de uma potencial epidemia, a Organização Mundial de Saúde reuniu o comité de emergência nesta quarta-feira, estando prevista uma conferência de imprensa no final.

Ricardo Mexia recordou, ainda, que a experiência das autoridades portuguesas com "outros surtos, como o Ébola ou o Zika (...) dá-nos alguma tranquilidade em relação às medidas que serão tomadas". 

A determinação de emergência de saúde pública a nível internacional pode levar os países a adotar medidas mais restritivas, 

O coronavírus já fez 17 mortos e infetou mais de 500 pessoas. A primeira morte ocorreu a 11 de janeiro.

Fonte: TVI 24

Sem comentários:

Enviar um comentário