Os Rostos Escondidos da Protecção Civil!!!!! - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 12 de janeiro de 2020

Os Rostos Escondidos da Protecção Civil!!!!!


A cerca de um ano escrevi este post, o que mudou?

Os Rostos Escondidos da Protecção Civil!!!!!

Meus amigos, até podem dizer cobras e lagartos sobre o tema de hoje, podem chamar-me o que quiserem, mas não ficaria de bem comigo próprio se não o fizesse.

Chamei-lhes “rostos escondidos” porque na realidade são pouco conhecidos do público, raramente aparecem, apesar de também eles, muitas vezes, marcarem presença nas grandes “Burrascas”. Estou a falar dos Operadores dos CDOS.

Alguém tem dúvidas que o trabalho que desempenham é um trabalho meritório, fundamental e diria mais imprescindível para o andamento das operações de Protecção Civil, se alguém tiver dúvidas lá terá as suas razões, eu não tenho.

Como já disse e todos sabem passei bons e longos anos nos Bombeiros e cá no meu “cantinho” passei pelo CCO de Lamego que servia a ZO4 (Zona Operacional 4), depois com todas as reestruturações passei a relacionar-me com o CDOS de Viseu. Nas funções que fui desempenhando nos Bombeiros algumas houveram em que tive que trabalhar lado a lado com estes Funcionários e testemunhei o seu empenho e a sua dedicação. Nessas minhas andanças tive também que contactar com CDOS de outros Distritos e as características que pude observar são similares.

Nunca questionei, apesar de saber que andavam a ser pagos pela SNB, ou pela ANPC, o seu estatuto, para mim sempre foram funcionários do Estado e necessários, nem sequer sabia qual a sua categoria, para mim eram e são operadores do CDOS, seja lá isso o que for. Fazem o trabalho que todos sabemos, atendem telefones, despacham meios, respondem pelo “Rádio”, ouvem preocupação e acreditem, eu vi, preocupam-se.

Sinceramente, estes são outros que merecem uma carreira, que merecem ser reconhecidos. Não sei, não quero saber, quanto ganham, o que sei e acho uma injustiça é dizerem que vão ser integrados na Função Pública como na base da carreira de Assistente Técnico. Desculpem mas não são isso, sem desprimor para estes, são mais que isso, merecem mais que isso pelo trabalho, pela responsabilidade e pela disponibilidade, trabalhar por turnos não é fácil.

Alguns dirão que é “graxa” eu digo-vos que não, mas tão simplesmente o constatar de uma realidade.

Isto é a minha opinião e vale o que vale……

Martins Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário