Enfermeiro do INEM Vai Comandar Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Enfermeiro do INEM Vai Comandar Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz


Um enfermeiro pertencente aos quadros do Instituto Nacional de EmergĂȘncia MĂ©dica (INEM) foi hoje apresentado como novo comandante dos Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz, que estavam sob comando interino hĂĄ 15 meses, desde a tempestade Leslie.

Nuno Pinto, 42 anos, especialista em enfermagem mĂ©dico-cirĂșrgica e bombeiro voluntĂĄrio na corporação de Castro Daire hĂĄ mais de 20 anos - na qual desempenhou, na Ășltima dĂ©cada, a função de adjunto do comando - foi nomeado pelo presidente da autarquia da Figueira da Foz, em comissĂŁo de serviço, por um perĂ­odo de cinco anos, apĂłs a demissĂŁo do anterior comandante em outubro de 2018.

Em declaraçÔes aos jornalistas, Carlos Monteiro assumiu que a nomeação do novo comandante "demorou", argumentando que, de acordo com a lei, a escolha teria de recair em alguĂ©m em funçÔes na administração pĂșblica e que para ser libertado das mesmas "as coisas sĂŁo relativamente morosas".

Depois de ao longo de mais de um ano a autarquia ter visto negada a pretensão de nomear, primeiro, um oficial da Unidade de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e depois outro do Exército "que se foi protelando no tempo", Carlos Monteiro destacou a "abertura e disponibilidade excecional" do presidente do INEM, Luís Meira, ao aceitar o pedido de comissão de serviço do novo comandante.

"NĂŁo Ă© uma segunda escolha, Ă© uma outra escolha", enfatizou o autarca, apontando a "experiĂȘncia vasta" de Nuno Pinto e sublinhando que a escolha do novo comandante foi "articulada" com o Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Coimbra, Carlos LuĂ­s Tavares.

Questionado sobre a situação atual dos bombeiros sapadores da Figueira da Foz, que contam com 34 operacionais, metade do quadro de pessoal, Carlos Monteiro frisou que a gestão da corporação tem sido realizada "entre o ótimo e o possível".

O autarca lembrou que a juntar ao novo quartel inaugurado em 2015, em 2019 a corporação de municipais passou a bombeiros sapadores, o que representou um acréscimo total de 300 mil euros na massa salarial (de 600 mil para 900 mil euros).

"HĂĄ falta de uma autoescada, mas vamos ter de aguentar, reforçåmos o protocolo com os Bombeiros VoluntĂĄrios e felizmente existe uma autoescada excecional na Figueira da Foz. A Figueira tem essa grande vantagem, Ă© dos poucos municĂ­pios que tem um corpo de Sapadores [existem 24 em Portugal continental] e felizmente tambĂ©m tem um corpo de VoluntĂĄrios muito bom [o que sĂł ocorre, fora das capitais de distrito que tĂȘm bombeiros sapadores, nos municĂ­pios de Vila Nova de Gaia e LousĂŁ]. EstĂĄ bem entregue, a segurança das pessoas estĂĄ salvaguardada", frisou Carlos Monteiro.

Aos jornalistas, o novo comandante dos Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz revelou que aceitou "imediatamente" o convite, acentuando que Ă© um "desafio difĂ­cil por natureza" devido Ă s "mĂșltiplas" caracterĂ­sticas do municĂ­pio do litoral do distrito de Coimbra, onde irĂĄ assumir, igualmente, as funçÔes de coordenador municipal de Proteção Civil e aposta num "trabalho longo para massificar a prevenção".

Por outro lado, reconheceu a diferença para Castro Daire - no distrito de Viseu, concelho de onde é natural - que possui uma população quatro vezes inferior à da Figueira da Foz e onde o risco incide, predominantemente, nos fogos florestais e rurais.

"O nĂ­vel de população quer dizer tudo e [aqui] o risco aumenta drasticamente. E essa multiplicidade de ĂĄreas [num municĂ­pio ligado ao turismo e tambĂ©m Ă  indĂșstria, com rio, mar e uma grande mancha florestal] Ă© o grande desafio", argumentou Nuno Pinto.

Adiantou que vai comandar uma corporação "reconhecida" quer em Portugal, quer no estrangeiro, notando que as "dificuldades inerentes" a uma corporação de bombeiros voluntårios como aquela em que desempenhou funçÔes em Castro Daire são diferentes das existentes numa corporação profissional.

"Aqui, o profissionalismo é uma vertente mais facilitadora para responder de forma eficiente as solicitaçÔes", alegou.

Questionado pela Lusa sobre se vai pedir a compra de ambulĂąncias Ă  CĂąmara Municipal - jĂĄ que os bombeiros sapadores sĂŁo a Ășnica corporação de bombeiros do paĂ­s que nĂŁo possui serviço de emergĂȘncia de saĂșde, uma decisĂŁo tomada no inĂ­cio da dĂ©cada de 1980 e que se mantĂ©m atĂ© hoje - Nuno Pinto respondeu ter "a certeza" de que a Figueira da Foz "estĂĄ extremamente bem servida em termos de resposta da emergĂȘncia prĂ©-hospitalar".

O novo comandante dos Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz - que desempenhava, atĂ© Ă  data e entre outras, as funçÔes de enfermeiro na Viatura MĂ©dica de EmergĂȘncia e Reanimação (VMER) da delegação regional de Coimbra do INEM, bem como nas equipas mĂ©dicas da base de helicĂłpteros de Santa Comba DĂŁo - lembrou que o municĂ­pio possui trĂȘs postos de emergĂȘncia mĂ©dica do INEM, com ambulĂąncias nos Bombeiros VoluntĂĄrios, Cruz Vermelha Portuguesa e Hospital Distrital e uma VMER, tambĂ©m localizada naquela unidade de saĂșde.

"Perante isto, Ă© evidente a qualidade, nĂŁo vejo necessidade para mexer, em equipa que ganha nĂŁo se mexe", frisou Nuno Pinto.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentĂĄrios:

Enviar um comentĂĄrio