Bebé morre durante transferência para o Hospital de Santa Marta em Lisboa - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Bebé morre durante transferência para o Hospital de Santa Marta em Lisboa


Uma bebé de 16 meses morreu esta segunda-feira de manhã em Faro, durante uma transferência inter-hospitalar. A criança iria ser transportada para o Hospital de Santa Marta, em Lisboa, e não terá resistido a um problema cardíaco. Apesar das tentativas de reanimação efetuadas pelos operacionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o óbito acabou por ser declarado no Hospital de Faro.

Segundo apurou o CM, a criança já tinha estado no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, mas a mãe decidiu levá-la para uma unidade hospitalar privada na cidade de Faro. Nessa unidade hospitalar, terão surgido suspeitas de meningite, diagnóstico que posteriormente não se veio a confirmar. Perante a situação clínica da bebé, aparentementerelacionada com problemas cardíacos, foi decidido transferir a criança para uma unidade especializada nestetipodepatologias,no caso, o Hospital de Santa Marta, em Lisboa.

A bebé foi levada para o Hospital de Faro - de onde deveria ser transportado de helicóptero para Lisboa - por uma ambulância de Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico (TIP) do INEM, que apenas faz serviços de transporte entre hospitais. A menina acabou por entrar em paragem cardiorrespiratória no trajeto para o hospital, onde o helicóptero estava à sua espera. Foram de imediato realizadas várias manobras de reanimação, mas não foi possível reverter o estado clínico da criança, cujo óbito foi declarado no Hospital de Faro. O Correio da Manhã tentou contactar o INEM mas não foi possível obter resposta em tempo útil.

PORMENORES
Referência em cardiologia
O Hospital de Santa Marta recebeu, em 1910, a distinção de Escola Médico Cirúrgica de Lisboa, passando a ter um papel importante no ensino da medicina. É atualmente uma referência em Portugal ao nível do diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.

Deslocada para heliporto
A criança foi transportada para o Hospital de Faro porque este equipamento dispõe de um Heliporto, local onde o helicóptero aterra em situações de transporte de doentes entre hospitais.

Ambulância Pediátrica
O Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico destina-se a recém-nascidos e a doentes pediátricos em estado crítico. Na tripulação das ambulâncias seguem um médico, um enfermeiro e um Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH). Só efetuam transportes entre hospitais.

Criança estava internada em hospital privado
Após ser contactado pelo CM, o Hospital de Faro adiantou em comunicado que "nada pode acrescentar sobre o estado clínico da criança" pelo facto de "o atendimento à mesma ter sido realizado numa unidade privada de saúde". Acrescenta a nota que "a bebé se encontrava internada nessa mesma unidade" e que "terão sido acionados os meios do INEM para transportar a criança para Lisboa".

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário