Mau Tempo Causa 152 Ocorrências - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Mau Tempo Causa 152 Ocorrências


Portugal está sob aviso amarelo devido à passagem da depressão “Daniel”. As condições meteorológicas começaram a agravar-se no domingo e vão prosseguir até terça-feira.

Desde a tarde de domingo até às 8h00 desta segunda-feira, o Comando Nacional para as Operações de Socorro registou 152 ocorrências devido ao mau tempo.

À Renascença, o CNOS refere que os distritos mais afetados são Porto Aveiro e Coimbra.

O mau tempo que se está a fazer sentir em Portugal continente surge na sequência da passagem da depressão "Daniel", que está associada a uma ondulação da superfície frontal fria que atravessa o território.
O alerta para o agravamento do estado do tempo foi lançado logo no domingo pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sendo que também já tinha sido previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Portugal sob aviso amarelo
Nesta segunda-feira, Portugal continental está sob aviso amarelo até às 21h00, devido à previsão de agitação marítima, chuva forte, vento e queda de neve.

Segundo o IPMA, a chuva pode ser por vezes forte e persistente e as rajadas de vento podem chegar aos 80 quilómetros por hora.

Na costa, a agitação marítima leva as autoridades a recomendar muita cautela, evitando-se a proximidade do mar. O alerta relativo à agitação marítima prolonga-se até às 12h00 de terça-feira.

Quanto à queda de neve, está prevista para acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, entre as 15h00 desta segunda-feira e as 3h00 de terça.

Esteja atento e tome precauções
Face ao cenário de precipitação forte e persistente, a Proteção Civil pede “especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações e em particular em bacias hidrográficas não regularizadas e de escoamento rápido”.

Piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano são outros alertas da Proteção Civil aos portugueses.

As autoridades avisam ainda para a possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte e possíveis acidentes na orla costeira, sendo de evitar o estacionamento de veículos nestas zonas.

Aos condutores é recomendada uma condução defensiva, com redução da velocidade e colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve.

As autoridades pedem também para não se atravessar zonas inundadas, "de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas".

Deve-se "garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas", diz o comunicado, acrescentando ainda que não devem ser praticadas "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar".

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e é emitido quando as condições meteorológicas representam um "risco para determinadas atividades".

Fonte: Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário