Distrito do Porto foi o mais afetado pelo mau tempo durante a madrugada - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Distrito do Porto foi o mais afetado pelo mau tempo durante a madrugada


O mau tempo que se faz sentir obrigou os bombeiros a responderem a 443 ocorrĂȘncias entre a meia-noite e 5 horas da madrugada desta quinta-feira, a maioria das quais relacionadas com inundaçÔes e quedas de ĂĄrvores, segundo a Proteção Civil.

Desde a meia-noite, estĂŁo envolvidos nos trabalhos 1237 operacionais, com o apoio de 458 veĂ­culos, e a maioria dos casos ocorrem no distrito do Porto, seguido do de Braga.

Quedas de ĂĄrvores, inundaçÔes e danos em estruturas sĂŁo a grande maioria das queixas, disse fonte da Autoridade Nacional de EmergĂȘncia e Proteção Civil (ANEPC), salientando que, atĂ© ao momento, nĂŁo se verificam feridos ou outro tipo de casos mais graves.

Esta quinta-feira, estĂŁo sob aviso vermelho nove distritos, devido Ă  previsĂŁo de chuva forte e rajadas de vento superiores a 100 quilĂłmetros por hora, segundo o Instituto PortuguĂȘs do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA emitiu ao final do dia de quarta-feira um aviso vermelho para os distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido Ă  chuva "forte e persistente, podendo ser acompanhado de trovoada".

Este aviso vigora entre as 12:00 e as 21:00 em Vila Real e Braga, e entre as 12:00 e as 18:00 em Viana do Castelo, adianta o instituto em comunicado.

No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho estĂĄ em vigor entre as 15:00 e as 21:00.

O IPMA colocou também sob aviso vermelho, devido à previsão de rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora, os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.

Segundo o IPMA, as rajadas de vento podem mesmo atingir os 140 quilĂłmetros/hora nas terras altas, entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de sexta-feira.

Sob aviso laranja para precipitação, vento ou agitação marĂ­tima, que vigoram em diferentes perĂ­odos atĂ© sĂĄbado, vĂŁo estar os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, SetĂșbal, SantarĂ©m, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga.

No aviso relativo ao vento, nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga podem ser registadas rajadas de vento entre os 100 e os 130 quilómetros por hora.

Só com avisos amarelos estará o distrito de Évora, para precipitação e vento.

A Autoridade Nacional de EmergĂȘncia e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condiçÔes meteorolĂłgicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marĂ­tima forte em toda a costa.

A Proteção Civil alerta para a possibilidade de "inundaçÔes rĂĄpidas em meio urbano, por acumulação de ĂĄguas pluviais ou insuficiĂȘncias dos sistemas de drenagem", e "inundaçÔes por transbordo das linhas de ĂĄgua nas zonas historicamente mais vulnerĂĄveis".

Informa ainda que, tendo em conta as previsĂ”es do IPMA, hĂĄ a possibilidade de inundaçÔes de "estruturas urbanas subterrĂąneas com deficiĂȘncias de drenagem" e de formação de lençóis de ĂĄgua na estrada, alĂ©m da queda de ramos de ĂĄrvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.

Fonte: JN

Sem comentĂĄrios:

Enviar um comentĂĄrio