A partir das 15h, prepare-se. Chuva muito forte em todo o território - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

A partir das 15h, prepare-se. Chuva muito forte em todo o território


O comandante da Proteção Civil Pedro Nunes alertou em conferência de imprensa, ao final da manhã desta quarta-feira, a população para as condições meteorológicas adversas que a depressão Elsa vai trazer ao nosso país.

Pedro Nunes começou por dizer que, perante o cenário meteorológico que se avizinha, é expectável acontecer três tipos de inundações. Inundações em meio urbano por acumulação de água pluvial, inundações por transbordo de linhas de água e inundações em estruturas subterrâneas, nomeadamente, em garagens.

Já o piso rodoviário vai ficar extremamente escorregadio e vai haver formação de lençóis de água.

Ainda durante a conferência de imprensa da Proteção Civil, foi dito aos jornalistas que, para as próximas 48 horas vamos ter um agravamento do estado do tempo, com chuva muito forte e persistente, em todo o território. “Há uma possibilidade muito grande de quedas de árvores”, deslizamento de terras ou de pedras e ainda “existirão com certeza” problemas na orla costeira, devido à agitação marítima.

“Os conselhos que deixamos à população passam por garantir a obstrução de sistemas de escoamento das águas pluviais, adotar uma condução defensiva para as pessoas que vão conduzir, aquelas que possam evitar circular nas próximas 48 horas que o façam por uma questão da sua própria segurança. Não tentem atravessar áreas inundadas. Garantir uma adequada fixação de todas as estruturas (…). E especial atenção na orla costeira. Não se aproximem para ver a rebentação, para tirar selfies, não estacionem os veículos na orla marítima porque vamos ter agitação marítima forte ou muito forte, com ondas que podem chegar aos 8, 10 metros. Vão existir galgamentos”, disse o Comandante Pedro Nunes.

Para já, nas próximas horas, as grandes preocupações são a Bacia do Lima, que pode causar problemas com inundações em Ponte de Barca e Ponte de Lima, a Bacia do Cávado que pode trazer inundações a Esposende, Braga, Amares, Terras do Bouro, a Bacia do Douro, com especial atenção para a zona da Régua e da Foz (quer em Gaia, que no Porto). A Bacia do Vouga, com especial atenção para Águeda, a Bacia do Mondego, com especial atenção para a cidade de Coimbra. Há ainda alguma preocupação nas zonas que circundam o Rio Liz e o Rio Nabão e nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

“Hoje ao fim do dia é expectável que estas duas áreas metropolitanas sofram quantitativos de precipitação muito elevados em duas, três horas e, obviamente, que esta situação vai trazer problemas a todos os níveis, circulação, acidentes, inundações, quedas de árvores. Temos de estar preparados para este cenário de meteorologia adversa”, explicou o Comandante.

Prevê-se que o agravamento do tempo ocorra a partir das 15h00 desta quarta-feira, dia 18 de dezembro, de norte para sul. Nas próximas horas haverá um reforço de meios e, segundo a Proteção Civil, é possível que se eleve o estado de alerta, a partir da próxima madrugada, para o nível laranja.

Até agora não há registo de ocorrências dignas de registo, mas a Proteção Civil já está a fazer ações de monitorização.

A Proteção Civil não tem ainda previsão para a melhoria do tempo, contudo, tem a indicação que este quadro gravoso poderá manter-se até ao dia 21 de dezembro.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário