O Bombeiro Tem Família, Tem Amigos, Tem Amores, Tem Sentimentos... - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 26 de novembro de 2019

O Bombeiro Tem Família, Tem Amigos, Tem Amores, Tem Sentimentos...


Muitos são os que se esquecem, ou então fazem-se de esquecidos, mas o que é certo é que, os Bombeiros, hoje ainda são vistos como verdadeiros heróis destemidos. As pessoas imaginam que eles enfrentarão qualquer problema com a coragem de um guerreiro e ás vezes não se dão conta de que eles sentem, isso mesmo, sentem muito, muitas coisas ao mesmo tempo, um turbilhão, uma mistura de todos os sentimentos.

Bombeiro tem família, tem amigos, tem amores, tem sentimentos, passa por todos os prazeres e desprazeres que todo o ser humano enfrenta diariamente. E como se tudo isto não bastasse, arrisca sempre a sua vida pelo seu semelhante sem sequer pensar se voltará para junto da sua família.

Imagina, teres que te mostrar sempre forte e capaz, nas situações mais adversas possíveis, uma tarefa bastante complicada. Ter que ser capaz de mostrar-se sensível e gentil, frente à dor e ao sofrimento alheio. 

Conseguir controlar as suas próprias emoções para poder confortar as pessoas quando essas estão passando por uma verdadeira tragédia. Mostrar-se forte e destemido, e capaz de transmitir confiança. Ser totalmente capaz de vibrar quando tudo dá certo e perdas são evitadas, mas também de não absorver os problemas alheios, para que estes não interfiram no seu dia a dia e em outras tarefas que virão, tem ainda que saber ser didáctico e ter paciência para ensinar às pessoas tudo o que elas precisam fazer para evitar que os acidentes aconteçam, e ter muito "jogo de cintura" para lidar e respeitar todas as pessoas, de qualquer classe ou camada social, tudo isto, é apenas um pouquinho, um pequeno resumo do que é ser bombeiro.

O bombeiro é, acima de qualquer coisa, profissional de coração, para ser bombeiro a primeira coisa que precisa é gostar, realmente tem que se amar esta profissão. O bombeiro não vai solucionar os problemas de todas as pessoas, o bombeiro, simplesmente vai estar lá para evitar o pior, ele infelizmente não pode resolver tudo. 

Nesta honrosa profissão, onde o desgaste emocional é maior, e mais intenso do que em muitas outras, precisas de ter a certeza que estas no caminho certo, agindo da maneira correcta e dedicando-te em todos os sentidos ao exercício das tuas actividades, porque se não estiveres disposto a ser tudo o que um bombeiro precisa, simplesmente deves procurar outra área, em que a tua ajuda e disposição não seja tão fundamental.

O bombeiro podia ter escolhido outra profissão, poderia ser engenheiro, pedreiro, motorista, escritor, advogado, ao invés disso escolheu ser bombeiro e ter a sua vida cheia, de choro, sangue, óleo, vidro, fogo, pedidos de socorro e muitas noites mal dormidas, porque a essência de um bombeiro persegue-o, vem como cinzas de uma residência, chapa retorcida de um carro, olhos suplicantes, choro de dor, até mesmo o rosto de alguém que Deus levou consigo!

Quem não olha um bombeiro nos olhos nunca verá a essência, nem verá onde está escrito que ele deve ser um bombeiro, porque isso, meus amigos, está escrito na nossa alma, e só compreende isso quem já sentiu a inexplicável sensação de salvar uma vida, ou quem também é bombeiro! 

A ti camarada Bombeiro deixo-te um pequeno aparte:

Não deixes a tua essência de bombeiro se consumir nas chamas, derramar-se com o sangue, guarda-a no teu coração, só assim cumprirás a tua missão com toda a dignidade.

Não só pela farda que vestes, não só pelas crianças que te pedem para ligar a sirene, não só pelas pessoas que te chamam de herói, mas sim pelo amor que sentes pela tua farda, pelas crianças, pela sirene, e principalmente pelo teu próximo que precisa de ti.

Ser Bombeiro é mais que uma profissão, é sem duvida uma vocação pelo simples prazer de proteger a vida. Não existe nada mais nobre do que salvar vidas, e os bombeiros entendem disso mais que ninguém, porque investem corpo e alma numa profissão de alto risco.

E tudo isso para que todos aproveitem os melhores momentos de suas vidas com segurança e tranquilidade.
Ser Bombeiro é acima de tudo amar e proteger a vida até ao ultimo instante.
Ser Bombeiro é trabalhar por amor à vida dos outros, perdendo muitas das vezes a sua própria vida.
E como um amigo me disse:

"Bombeiro: a mais exacta tradução de ser "humano".
Mas toda essa coragem, força e paixão pela profissão não seria possível se não houvesse pessoas como vocês que não são bombeiros, mas com certeza são de coração e estão sempre ao nosso lado!!!"

Sem comentários:

Enviar um comentário