Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem falta de ambulâncias e uma das estratégias que encontrou para suprir esta necessidade foi contratos sazonais com corporações de bombeiros. Segundo o “Jornal de Notícias” esta segunda-feira, só durante o último verão o INEM fez 38 contratos.
Os acordos sazonais para Postos de Emergência Médica (PEM) foram criados para reforçar o socorro em zonas onde a população aumenta em determinados períodos - o caso do Algarve, por exemplo -, mas estão cada vez mais a ser usados para cobrir a inoperacionalidade das ambulâncias do INEM, paradas devido a avarias ou falta de técnicos, aponta o jornal.
Durante os meses de junho, julho, agosto e setembro, a taxa de inoperacionalidade das ambulâncias do INEM foi de 11,5%, segundo dados cedidos pela estrutura ao “JN”.
“Graças à diminuição dos TEPH (Técnicos de Emergência pré-hospitalar) em férias”, é expectável que a inoperabilidade das ambulâncias baixe para 10% em outubro, disse fonte do INEM.
Em 2018, 64% do serviço de emergência pré-hospitalar foi suprido por bombeiros que mantinham um acordo temporário com o INEM.
Fonte: Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário