Comandante Louvou os Seus Bombeiros - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Comandante Louvou os Seus Bombeiros


A sessão comemorativa do Dia Municipal do Bombeiro realizou-se junto ao Elemento Cidadania na Rua Manuel Luís Leite Júnior. Um momento marcado pela apresentação da força dos bombeiros em parada, a promoção de quatro novos bombeiros e pelos discursos.

A primeira intervenção coube a Normando Oliveira, comandante dos bombeiros voluntários sanjoanenses, a quem escreveu um louvor pelo seu desempenho no combate ao incêndio urbano em área comercial com risco tecnológico na Avenida Eng.º Arantes e Oliveira (ler texto nesta edição). “Todos os desafios que a ocorrência quis colocar à nossa capacidade de comportamento e de conhecimento obrigaram a uma resposta empenhada, determinada, abnegada e resiliente de todos os bombeiros envolvidos nas várias funções, operações, logística e planeamento. Pela competência demonstrada louvo todos os bombeiros envolvidos nessas ações de ocorrência”, anunciou publicamente Normando Oliveira.

O comandante agradeceu ao Município e à Associação Humanitária “todo o empenho, a dedicação e a colaboração com o corpo de bombeiros”, mas “um comandante que não pede, não é comandante”. Por isso, Normando Oliveira disse que “há muita coisa ainda para fazer. Temos o trabalho inacabado”, dando como exemplo as necessidades ao nível dos Equipamentos de Proteção Individual e dos aparelhos respiratórios.

“O presidente da câmara tem noção que a segurança numa cidade é algo que as pessoas apreciam e têm de ter forçosamente. Mesmo quando não dão valor, quando precisam são os bombeiros e a polícia que chamam. Somos dois grandes elos aliados da segurança da cidade”, frisou o comandante, concluindo com um apelo à população: “precisamos de mais voluntários e de mais juventude que se dediquem a esta causa ao longo de 365 dias. Precisamos de estar todos juntos nesta onda de segurança. Sabemos que nem todos podem ser bombeiros, a coragem destes homens fardados é singular, mas todos podemos contribuir para esta causa”.

Para Carlos Coelho, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira, o Dia Municipal do Bombeiro foi “um dia muito feliz” por todos os momentos marcantes vividos ao longo de sábado passado junto da população, aproveitando a oportunidade para “finalmente agradecer publicamente a todos os sanjoanenses que votaram nos projetos (apresentados pela Associação) aos Orçamentos Participativos 2018 e 2019”  e cuja “confiança permitiu à corporação dos bombeiros estar melhor equipada para novas missões”. Por último, uma “saudação aos bombeiros que são o exemplo vivo da doação e do sacrifício pelo próximo sem nada pedir em troca”, disse Carlos Coelho. Já Marco Pereira, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, elogiou as comemorações junto da comunidade e considerou que “a Câmara Municipal de S. João da Madeira tem sido um exemplo a apoiar os seus bombeiros. Tomara que todas as câmaras do país fizessem o que esta faz”.

“INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO, MEIOS E EQUIPAMENTOS NUNCA PODE CESSAR”

O Dia Municipal do Bombeiro é “o dia em que a nossa comunidade se reúne para expressar aos bombeiros o seu agradecimento pelo trabalho voluntário que dedicam à segurança, socorro e tranquilidade das pessoas e dos bens da nossa cidade”, começou por dizer o presidente da câmara, Jorge Sequeira, aproveitando aquele “momento de reconhecimento” para louvar “todo o trabalho, sacrifício, esforço que dedicaram à nossa cidade no último ano” em nome de todo o Município.

No seguimento do reconhecimento da missão dos bombeiros, o autarca também mencionou a ação da corporação no incêndio de 24 de outubro. “Todos pudemos testemunhar a coragem e o heroísmo dos nossos bombeiros no quadro de combate ao incêndio urbano de elevada complexidade” em que demonstraram uma “enorme coragem física, abnegação e desinteresse pela sua vida colocando a proteção de pessoas e bens em primeiro lugar”. Depois da ação dos bombeiros neste incêndio ter merecido o louvor de Normando Oliveira, também mereceu o de Jorge Sequeira, uma vez mais, em nome de todo o Município. “Por esta razão é que o investimento na formação, meios e equipamentos nunca pode cessar porque são necessidades constantes”, assumiu o presidente da câmara, esclarecendo que, “dentro dos recursos limitados que o Município dispõe, temos feito o que é possível para manter a operacionalidade desta corporação”.

PEDIDO REFORÇO DAS EQUIPAS DE INTERVENÇÃO PERMANENTE

O presidente da câmara, juntamente com o comandante dos bombeiros e o presidente da Associação, escreveu uma carta ao secretário de estado da Proteção Civil “no sentido de solicitar um reforço das Equipas de Intervenção Permanente (EIP´s) para S. João da Madeira”, anunciou o próprio durante o seu discurso na sessão comemorativa do Dia Municipal do Bombeiro.

As últimas palavras de Jorge Sequeira foram dedicadas ao Regulamento Municipal de Atribuição de Benefícios aos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira por ser “inovador em muitos aspetos no nosso país e fonte de inspiração para outros Municípios”, incitando todos os bombeiros a “aproveitar os benefícios ao máximo”, e ao voluntariado dos bombeiros que deve ser reconhecido por toda a comunidade. “Todo o voluntariado é importante, mas o voluntariado dos bombeiros é diferente dos demais voluntariados porque é um voluntariado que implica o risco de perda da integridade física e de perda da vida. Enquanto comunidade devemos valorizar este voluntariado”, concluiu o presidente da câmara.

Fonte: labor.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário