1ª Reunião Científica da VMER - Vale do Sousa - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 26 de outubro de 2019

1ª Reunião Científica da VMER - Vale do Sousa


Ontem, 25 de outubro, realizou-se no Hospital Padre Américo, a 1.ª Reunião Científica da VMER - Vale do Sousa para médicos e enfermeiros da VMER - Vale do Sousa, Serviço de Urgência Geral e do Serviço de Urgência Pediátrica do CHTS.

Utilização do ácido tranexâmico no pré-hospitalar, pela médica Cristiana Pereira, Uso de berbequim na colocação de acesso intra-ósseo, pelo enfermeiro José Sousa, e Utilização de torniquete e cinta pélvica, pelo enfermeiro Pedro Rosinha, foram os temas desta reunião, que incluiu sessões teóricas e práticas, que se pretende repetir a cada três meses sobre outros tópicos relevantes na área da emergência pré-hospitalar.

Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração, esteve na abertura do curso e salientou a importância da formação e atualização de conhecimentos dos "profissionais da urgência que são peças essenciais na assistência que damos à nossa população".

"Para a continuidade de cuidados, a atuação do pré-hospitalar é essencial", afirmou Filipa Carneiro, diretora clínica, que também já fez parte da equipa VMER, sobre o curso e os temas abordados.

José ribeiro, enfermeiro diretor, sublinhou a importância da formação para "o trabalho em equipa que exige que se treine em conjunto para responder com mais competência e rapidez em situações de emergência".

Foi também referida a grande experiência na área da emergência de Filipe Serralva, diretor do Serviço de Urgência, que faz da parte da comissão científica conjuntamente com Fernando Moura e Renato Barros, diretor e enfermeiro gestor, respetivamente, do Departamento de Urgência e Emergência, Cuidados Intensivos.

Tatiana Santos e Pedro Luís, médica e enfermeiro coordenadores da VMER - Vale do Sousa, constituem a comissão organizadora.

António Rui Barbosa, Diretor da Delegação Regional Norte do INEM, foi também uma das presenças nesta reunião.

Sem comentários:

Enviar um comentário