Nunca Pensei Que Uma Simples Farda nos Pudesse Fazer Sentir Tantas coisas..." - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Nunca Pensei Que Uma Simples Farda nos Pudesse Fazer Sentir Tantas coisas..."


Hoje, estava no quartel, um dia como tantos outros. Integrava a equipa de combate à incêndios. ao início da tarde e já depois de uma manhã atribulada cai o alerta para um incêndio em triangulação (ajudar as corporações de bombeiros mais próximas) a viagem correu sem sobressaltos sempre animados, porque estamos a fazer o que gostamos não esquecendo de nos prepararmos para a ocorrência, (pensar sempre no pior) a nossa chegada um incêndio como tantos outros, não dos mais fáceis de combater mas como se diz na gíria dos bombeiros "se fosse fácil não era para nós" , rapidamente recebemos instruções e fomos colocados à trabalho. 

Depois de o pior passar e podermos finalmente respirar um pouco. Pedi a uns populares que estavam a porta de casa se podia encher uma garrafa de água, a resposta foi positiva acompanhada por um sorriso, mandaram me encher numa torneira ao lado de um tanque, quando dou por mim tenho duas crianças, não teriam mais de 7 anos a puxar me pelas abas do dolmen, admiradas por conseguirem estar tão perto de um bombeiro a sério, (segundo elas) em conversa pergunta um ao outro. 

- porque te abraças te ao GNR a pouco?
- porque estava com medo!

De seguida olham para mim e perguntam
- os bombeiros também tem medo?

O esforço foi enorme para conter as lágrimas. Nunca pensei que uma pergunta tão inocente tivesse uma descarga emocional tão grande sobre mim, em frações de segundos respondi:
 - SIM, ter medo é um sinal de coragem. E tu és um menino muito corajoso. Mas agora já esta tudo bem.

 Tudo isto se passo no tempo de encher uma garrafa de água, virei costas e voltei para a minha equipa. Com o coração cheio e  coragem para enfrentar o mundo inteiro se fosse preciso. Hoje foi um dia bom, hoje ganhei um sorriso de uma senhora por me poder dar água e a admiração de duas crianças. Hoje ganhei algo que dinheiro nenhum no mundo pode pagar. 

Nunca pensei que uma simples farda nos pudesse fazer sentir tantas coisas, como eu costumo dizer "nos bombeiros temos muitos dias maus" . Mas hoje foi um dia bom, que vale por todos os outros...

Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência...

Sem comentários:

Enviar um comentário