Projeto na Área da Saúde Ocupacional dos Bombeiros Vence Concurso da FCT - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 4 de agosto de 2019

Projeto na Área da Saúde Ocupacional dos Bombeiros Vence Concurso da FCT


O projeto de investigação “Processo de liderança e saúde ocupacional dos bombeiros: Desenvolvimento de um programa de intervenção” (ref.ª PCIF/SSO/0054/2018)”, do qual a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) faz parte, foi um dos vencedores do “2º Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais – 2018”, promovido pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. 

Este projeto de investigação coordenado pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL) inclui como parceiros a ENB e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Um dos objetivos principais do projeto é desenvolver e testar um programa de intervenção, visando aumentar os comportamentos do líder que promovam a adaptação (resiliência) dos bombeiros e a sua saúde ocupacional. 

De acordo com os resultados divulgados na semana passada pela FCT, das 103 candidaturas submetidas, 18 foram propostas para financiamento. No total, o concurso traduz um investimento de quase 5 milhões de euros, ao longo de três anos, para a concretização dos projetos selecionados.

Através deste concurso anual, a FCT pretende apoiar projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, no âmbito da prevenção e combate de incêndios florestais centrados no desenvolvimento de atividades de investigação, incluindo na área da saúde e segurança ocupacional dos técnicos de combate.

Sem comentários:

Enviar um comentário