Estes São os Novos Aviões de Combate aos Fogos em Portugal - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Estes São os Novos Aviões de Combate aos Fogos em Portugal


O primeiro-ministro esteve, esta terça-feira à tarde, em Évora, para a assinatura do contrato de compra de cinco novos aviões. Os KC-390 vão substituir a frota Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa.

“Estamos a falar de aviões de grande capacidade e, portanto, só em situações excecionais é que podiam ser utilizados, mas o montante inclui dois kits para combate a incêndios e, por isso, poderão ser utilizados para esse fim”, explicou o ministro, dando como exemplo o fogo no pinhal de Leiria.

O negócio de 827 milhões de euros inclui a aquisição de um simulador de voo e a manutenção das aeronaves nos primeiros 12 anos de vida.

O primeiro destes aviões de carga e transporte do grupo brasileiro Embraer será entregue à Força Aérea Portuguesa (FAP) em fevereiro de 2023, seguindo-se mais um por cada ano até fevereiro de 2027, no âmbito dos contratos.

Portugal é o primeiro país europeu a adquirir os KC-390, que são produzidos maioritariamente no Brasil, com componentes fabricados no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora, de acordo com o Ministério da Defesa Naciomal (MDN).

A Força Aérea brasileira foi o primeiro cliente dos aviões.

“O KC-390 vai substituir a frota de C-130, com já 40 anos de idade e que está no limite da sua utilizabilidade", com "duplo uso - civil e militar, incluindo combate aos incêndios", disse o ministro da Defesa após o Conselho de Ministros que aprovou a compra dos aviões, em 11 de julho.

Segundo João Gomes Cravinho, o KC-390 tem “características inovadoras porque é de alcance intercontinental”, sendo “um avião com dois motores, mas com capacidades que normalmente apenas os aviões de quatro motores conseguem atingir".

Sem comentários:

Enviar um comentário