"Arranjem Um Bode Expiatório, Estamos a Fazer Bem Aquilo que Sabemos" - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 24 de julho de 2019

"Arranjem Um Bode Expiatório, Estamos a Fazer Bem Aquilo que Sabemos"


Jaime Marta Soares reagiu à polémica relativa ao combate aos incêndios. Para o presidente da Liga dos Bombeiros, "a culpa é dos outros" e não admite "que se ponha em causa o trabalho dos bombeiros portugueses".

Os incêndios chegaram em força este fim de semana e a polémica instalou-se. De um lado o autarca de Mação, do outro o Governo. E agora é a vez de Jaime Marta Soares reagir e defender os bombeiros portugueses. "A culpa é dos outros, não é nossa", acusa o presidente da Liga dos Bombeiros.

Jaime Marta Soares, em declarações à RTP, constata que "há muita gente a querer sacudir a água do capote" e "muitas vezes fazem-no num momento de emoção, que é inimiga da razão".

O presidente da Liga dos Bombeiros afirmou ainda, de forma perentória, que não admite "que se ponha em causa o trabalho dos bombeiros portugueses. Ninguém tem o direito", atirou. 

"Vieram das suas terras", continuou, "para dar o melhor que sabem e defender as vidas e os haveres das populações". Por isso, pediu Marta Soares, é preciso que as pessoas "tenham cuidado para não atingir, com palavras precipitadas, aqueles que estão lá e dão o seu melhor". Se os bombeiros "não estivessem lá, o nosso país seria um braseiro. Não podemos esquecer que 90% das forças em equipamentos, em recursos humanos, em viaturas, são dos bombeiros e têm passado por enxovalhos. Isto mexe com a nossa honorabilidade", enfatiza.

"Em nome dos bombeiros", Jaime Marta Soares defendeu que a classe sempre "será fiel aos compromissos". Aliás, de acordo com o presidente da Liga dos Bombeiros, a estratégia de combate aos incêndios para 2019 está a ser cumprida "rigorosamente. Somos um exército de soldados da paz e da vida que efetivamente cumprem a sua missão e obedecem a ordens".

Apelou ainda que quem tiver alguma coisa a dizer em relação à classe, deve fazê-lo e "com certeza que saberemos fazer a nossa 'mea-culpa' e saberemos pedir desculpa se errámos. Mas não queiram atirar para nós a responsabilidade que não temos. Se querem arranjar um bode expiatório, que se dirijam à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), ao Comandante Nacional, ao Presidente. É a eles que devem dirigir as acusações. Nós estamos no terreno a fazer bem aquilo que sabemos".

No que diz respeito à polémica, recapitulemos.

António Costa afirmou que os autarcas são os primeiros responsáveis pelos combates aos fogos florestais. Já o autarca de Mação, Vasco Estrela, acusou o Governo de só ter aprovado o Plano de Emergência Municipal do concelho esta terça-feira. Garantiu, aliás, ter recebido essa informação via SMS às 12h40.

Por sua vez, o ministro da Administração Interna, em entrevista à antena da RTP, atacou o autarca, acusando-o de ser um "verdadeiro comentador televisivo". Vasco Estrela é acusado de fazer uma provocação em vez de "promover a ativação do Plano Municipal de Emergência".

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Enviar um comentário