482 cadetes e infantes de 22 corpos de bombeiros participaram no Bombeiro d’Ouro - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 1 de julho de 2019

482 cadetes e infantes de 22 corpos de bombeiros participaram no Bombeiro d’Ouro


482 infantes e cadetes de varias corporações do distrito do Porto, num total 22 corpos de bombeiros, participaram, este domingo, no Bombeiro Bombeiro d’Ouro, uma iniciativa que decorreu na Parque da Cidade de Paredes e terminou com um desfile na Avenida da República.

O evento contou com mais de metade das associações e corpos de bombeiros do distrito do Porto.

Jorge Lemos, da corporação de Matosinhos Leça, realçou a forte adesão das corporações do distrito do Porto nesta quarta edição, salientando a necessidade de reforçar estas atividades como forma de fomentar o convívio, o voluntariado e incutir nos mais novos a missão do que é ser bombeiro.

“ O Bombeiro d’Ouro foi criado pelos Bombeiros de Lousada em 2016 com o objectivo de estreitar relações com as demais corporações do distrito, reforçar  o voluntariado e preparar física e mentalmente os futuros bombeiros para a missão do que é ser um soldado da paz”, disse, salientando que  os Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça organizam no ano transato a III edição do Bombeiro d’Ouro, encontro que juntou, também, as escolinhas de bombeiros, com cadetes e infantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, dos vários corpos de bombeiros do distrito do Porto, num evento que ficou marcado pelo espírito  de entreajuda e a solidariedade entre corporações.

Clara Teixeira, dos Bombeiros de Cete, ressalvou, também, a necessidade das corporações apostarem nesta iniciativa, assumindo que este evento além da vertente da cooperação, reforça a formação e contribuiu de forma significativa para a valorização dos futuros bombeiros das várias corporações do distrito.

“O nosso objetivo é que venham a ser bombeiros, ajudem as corporações  a cumprir com a sua missão que é a salvaguarda dos bens e das vidas das pessoas. É, também, uma forma de aprenderem de forma lúdica procedimentos que mais tarde e à medida que foram evoluindo vão ter de aprimorar e colocar em prática”, acrescentou.

O comandante dos Bombeiros de Paredes, José Morais, esclareceu que esta atividade esteve integrada nos 135 anos da corporação tendo esta ano o evento registado um número recorde de participantes.

“Esta é uma atividade que visa o convívio entre jovens bombeiros, incentivar o voluntariado com o compromisso de cidadania ativa, de relacionamento entre os mais jovens, sendo o evento que mais potencia a captação de elementos para esta causa. Estamos a falar de elementos que vão desde os 6 aos 16 anos de idade que fazem aqui todo o seu percurso formativo”, expressou, sustentando que em 11 anos de atividade de escola de infantes e cadetes em Paredes cerca de 50 bombeiros já entraram no quadro ativo.

Ao longo da manhã, os infantes e cadetes realizaram oito exercícios diferentes, algumas das quais que já vinham das edições anteriores, atividades de água, utilização de mangueiras, pré-hospitalar, atividades ligadas à rotina do bombeiro voluntário no socorro que são implementadas de uma forma mais lúdica e que permitem que os jovens soldados da paz tenham um envolvimento com os equipamentos desfrutando de uma atividade de lazer, num ambiente como o do Parque da Cidade de Paredes.

Fonte: YES Noticias 

Sem comentários:

Enviar um comentário