Portugal Mountain Rescue Summit Decorreu em Baião - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Portugal Mountain Rescue Summit Decorreu em Baião


Decorreu em Baião entre os dias 8 e 10 de junho o Portugal Mountain Rescue Summit, uma co-organização do Corpo de Bombeiros Voluntários de Baião e da Escola Portuguesa de Salvamento. Neste evento participaram cerca de 60 operacionais pertencentes a corpos de bombeiros e organizações de voluntariado de proteção civil de todo o país. 

O dia 8 foi dedicado ao debate e partilha de experiências no III Fórum Prevenir para Proteger, dedicado nesta edição aos desafios das operações de busca e salvamento, tendo contado com mais de 100 participantes. O Fórum reuniu especialistas que apresentaram os trabalhos desenvolvidos pelas entidades a que pertencem, desde operadores turísticos de aventura, nomeadamente em atividades de canyoning, a participação de organizações de voluntários de proteção civil em operações de busca e salvamento e a particularidade das operações de salvamento em minas. Foi ainda debatido o vazio legal no âmbito das operações de busca e salvamento em Portugal, evidenciando a necessária articulação e regulação deste risco.

Nos dias 9 e 10 os operacionais subiram às serras do Marão e Aboboreira onde realizaram exercícios com diversos cenários, pondo à prova as suas capacidades e partilhando diferentes técnicas de salvamento. O último exercício recriou uma operação de busca e salvamento de uma aeronave monomotor, na qual participaram todas as equipas em simultâneo.

O Portugal Mountain Rescue Summit pretende continuar no futuro a reunir entidades e operacionais com capacidade no âmbito da busca e salvamento, sendo uma plataforma privilegiada de partilha de experiências e técnicas de âmbito prático, mas também uma reflexão e discussão do estado da arte neste domínio específico do socorro e emergência em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário