Metade dos Planos Distritais de Combate a Fogos Apresentada Fora de Prazo - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 11 de junho de 2019

Metade dos Planos Distritais de Combate a Fogos Apresentada Fora de Prazo


Pelo menos metade dos planos operacionais distritais de combate a incĂȘndios rurais deste ano foi apresentada fora do prazo previsto por lei, tendo alguns sido reforçados no perĂ­odo mais crĂ­tico de fogos em relação a 2018.

Segundo a Diretiva Operacional Nacional que define o Dispositivo Especial de Combate a IncĂȘndios Rurais (DECIR) para este ano, devia realizar-se, atĂ© 14 de maio, uma sessĂŁo pĂșblica em cada distrito para apresentação do respetivo plano operacional distrital e para a qual teriam de ser convidadas todas as entidades envolvidas na defesa da floresta contra incĂȘndios e os ĂłrgĂŁos de comunicação social.

No entanto, de acordo com informaçÔes recolhidas pela agĂȘncia Lusa junto de comandantes distritais, pelo menos nove planos foram apresentados fora do prazo (Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Portalegre, Porto, Viana do Castelo e Vila Real), pelo menos seis dentro do prazo (Braga, Viseu, Leiria, Bragança, Guarda e SantarĂ©m) e um (SetĂșbal) ainda nĂŁo foi apresentado.

Por outro lado, a maioria das apresentaçÔes decorreram em reuniĂ”es Ă  porta fechada e sĂł com entidades ligadas Ă  proteção civil ou em reuniĂ”es em parte abertas ao pĂșblico, mas sem que tenham sido convidados ĂłrgĂŁos de comunicação social.

O plano de Lisboa foi apresentado "em meados de maio", Ă s entidades envolvidas e abrangidas, numa reuniĂŁo do centro de coordenação operacional distrital, e o de Faro em vĂĄrias ocasiĂ”es, ao longo daquele mĂȘs, aos agentes de proteção civil.

Dentro do prazo, o plano de Braga foi apresentado no inĂ­cio de maio e o de Leiria em 10 de maio, em sessĂ”es pĂșblicas.

Os planos de Santarém e Guarda, em 10 de maio, e de Bragança, em 14 de maio, foram apresentados em reuniÔes das respetivas comissÔes distritais de proteção civil.

O plano de Viseu foi apresentado internamente em 14 de maio.

Fora do prazo, as apresentaçÔes dos planos de Aveiro e Beja decorreram em 15 de maio e a do plano de Castelo Branco ocorreu em 22 de maio, em reuniÔes dos respetivos centros de coordenação operacional distrital.

O plano de Coimbra foi apresentado em 15 de maio, numa sessão da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o de Portalegre no dia seguinte, numa sessão no município, e o Évora em 17 de maio, numa reunião da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, e na passada quarta-feira, numa sessão aberta a jornalistas.

Também os planos de Viana do Castelo e de Vila Real foram apresentados em 17 de maio, em reunião das respetivas comissÔes distritais de proteção civil, e o do Porto foi apresentado em 29 de maio, no comando distrital de operaçÔes de socorro.

No caso de SetĂșbal, ainda nĂŁo estĂĄ definida a data da apresentação do plano e se serĂĄ pĂșblica ou apenas ao nĂ­vel do centro de coordenação operacional distrital.

Este ano, e em relação em 2018, pelo menos oito planos (Beja, Braga, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, SetĂșbal e Viseu) foram reforçados e vĂŁo dispor de mais meios no perĂ­odo mais crĂ­tico de incĂȘndios, de 01 de julho a 30 de setembro.

Fonte: Noticias ao Minuto

Sem comentĂĄrios:

Enviar um comentĂĄrio