O mau tempo nos Açores, onde o grupo central está sob aviso laranja e o grupo oriental sob aviso amarelo, deixou vias obstruídas em São Miguel, São Jorge e na Terceira e provocou inundações em habitações desta última ilha.
Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), no grupo central, que se encontra sob aviso laranja, registaram-se na ilha Terceira "queda de andaimes, duas quedas de árvore, obstrução parcial de via por arrastamento de detritos na Estrada Regional na freguesia dos Altares e algumas inundações em habitações".
Ainda no grupo central, na ilha de São Jorge, houve uma "derrocada de pequena dimensão, que obstruiu a via de acesso à Fajã dos Cubres, mas que já se encontra parcialmente desobstruída", segundo uma nota do SRPCBA enviada à Lusa.
Verificou-se, também, a queda de uma árvore numa estrada regional, no concelho de Ponta Delgada, em São Miguel, ilha que está sob aviso amarelo devido a ocorrência de chuva e ventos fortes até à meia-noite.
"Grande parte das ocorrências registadas, até ao momento, foram e estão a ser prontamente resolvidas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em colaboração com os Serviços Municipais de Proteção Civil e a Direção Regional das Obras Públicas, não apresentando, para já, danos pessoais, apenas pequenos danos materiais", lê-se ainda na nota.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, até às 21 horas, o grupo central do arquipélago dos Açores esteve sob aviso laranja, devido à previsão de chuva forte, acompanhada de trovoada.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e é emitido para uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado", já o aviso amarelo é o segundo menos grave e é emitido quando as condições meteorológicas representam um "risco para determinadas atividades".
Fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário