Veículo Elétrico e Autónomo de Combate a Incêndios Estreia em Portugal (fotos) - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Veículo Elétrico e Autónomo de Combate a Incêndios Estreia em Portugal (fotos)


Está exposto na Segurex, que decorre em Lisboa até 11 de maio, o Eco-Camões, um veículo de combate a incêndios que é totalmente elétrico e não-tripulado.

“Único veículo de combate a incêndios no mundo totalmente elétrico e não-tripulado”. É assim que a empresa portuguesa Jacinto Marques de Oliveira apresenta o Eco-Camões, a grande novidade que este ano leva à Segurex, feira de segurança e proteção que até sábado, 11 de maio, decorre nos espaços da FIL, no Parque nas Nações. 

Pelas suas características, esta inovadora viatura apresenta duas grandes vantagens, que são a ausência de emissões de gases poluentes, que acentuariam ainda mais a dificuldade dos soldados da paz atuarem em cenários com ar mais rarefeito, e ainda a possibilidade dos homens nem terem de se aproximar do fogo pois é possível controlar a viatura à distância.

Entre as características mais interessantes do Eco-Camões estão desde logo a presença de cinco motores elétricos. Quatro deles com 150 kW (201 cv) destinam-se à locomoção, movendo as rodas, a que se junta outro propulsor que dá energia à bomba dos equipamentos de extinção. Este veículo elétrico e autónomo de combate a incêndios conta com baterias para percorrer 300km ou garantir o funcionamento ininterrupto das suas bombas durante quatro horas.

O autónomo Eco-Camões pode operar a distâncias de um quilómetro, através de um painel remoto. E permitindo operar na totalidade todos os seus mecanismos, pois além da direção e tração da viatura de combate a incêndios também se pode controlar de longe os seus sistemas de extinção de fogos. Com a visibilidade garantida por diversas câmaras, este veículo tem dois monitores, bomba de água e bomba de espuma. A capacidade de agente exterior a transportar é de 10.000 litros de água, 1200 litros de espumífero ou 250 kg de pó químico.

Para saber mais informações sobre o Eco-Camões, o veículo elétrico e autónomo de combate a incêndios, pode sempre passar pela Segurex até ao próximo sábado ou visitar a página de Facebook da Jacinto Marques de Oliveira.

Fonte: Turbo.pt





Sem comentários:

Enviar um comentário