Dois Bombeiros Feridos em Capotamento de Autotanque - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 12 de maio de 2019

Dois Bombeiros Feridos em Capotamento de Autotanque


Dois bombeiros sofreram ferimentos ligeiros, na sequĂȘncia de um despiste de um autotanque, ocorrido a 500 metros do perĂ­metro urbano de MĂ©rtola, no distrito de Beja, logo apĂłs a passagem da ponte do rio Oeiras. O trĂąnsito esteve cortado.

O alerta foi dado Ă s 16.55 horas, quando a viatura, com capacidade de 33.500 litros, seguia para o reabastecimento de outras viaturas dos Bombeiros VoluntĂĄrios de MĂ©rtola (BVM), que 15 minutos antes tinham saĂ­do para um incĂȘndio agrĂ­cola que deflagrou no Monte GatĂŁo, na freguesia de SĂŁo Pedro de SĂłlis, a pouco mais de 30 quilĂłmetros da sede de concelho.

O despiste, seguido de capotamento, ocorreu na Estrada Nacional 122, na ligação a Vila Real de Santo António, no sentido norte/ sul, tendo a viatura tombado para o lado direito.

Os dois ocupantes, que ficaram encarcerados, sofreram ferimentos ligeiros. O condutor apresentava escoriaçÔes na cabeça e a mulher que seguia ao lado sofreu uma fratura no braço direito. Foram transportados para o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, onde se encontram numa situação considerada "eståvel".

As operaçÔes de socorro, que contaram com o comandante distrital de operaçÔes de socorro, o tenente-coronel VĂ­tor Cabrita, mobilizaram os bombeiros de MĂ©rtola e AlmodĂŽvar, a viatura mĂ©dica de emergĂȘncia e reanimação (VMER) de Beja e a GNR, num total de 15 operacionais, apoiados por sete viaturas.

Segundo os dados disponibilizados na pågina da Proteção Civil, este autotanque, que faz diariamente o abastecimento de ågua às populaçÔes, começou o dia de såbado no concelho, às 6 horas, com uma deslocação a São João dos Caldeireiros.

Os Bombeiros de MĂ©rtola assinalaram hoje o 48.Âș aniversĂĄrio, com uma parada, desfile de viaturas pela vila e o recebimento de uma ambulĂąncia de transporte de doentes nĂŁo urgentes (ABTD), oferecida pela Associação de SĂŁo Bartolomeu dos AlemĂŁes em Lisboa (ASBAL), no valor de 30.400 euros.

Antes do almoço, a presidente dos BVM, Maria do Céu Andrade, deixou o repto à autarquia "para a necessidade de adquirir um novo autotanque", tendo o vereador da Proteção Civil, Mårio Tomé, garantido que "o mesmo estå ser negociado e chegarå à corporação a médio prazo", concluiu.

O concelho de MĂ©rtola Ă© um dos mais flagelados com a falta de ĂĄgua de abastecimento pĂșblico nos muitos aglomerados populacionais, sendo este autotanque era o que diariamente levava a ĂĄgua, numa parceria entre os bombeiros e as Águas PĂșblicas do Alentejo, do Grupo Águas de Portugal. Fonte da direção da corporação lamentou a perda do autotanque, definindo a viatura como "o grande ganha-pĂŁo dos bombeiros".

Fonte: JN

Sem comentĂĄrios:

Enviar um comentĂĄrio