Catarina Gonçalves é a Primeira Mulher Oficial Bombeiro em Ermesinde - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Catarina Gonçalves é a Primeira Mulher Oficial Bombeiro em Ermesinde


Nascida e criada em Ermesinde, Catarina Mesquita Gonçalves nunca tinha sequer pensado em ser bombeira. Até que, num dia igual, aos outros deparou-se com uma ambulância parada à porta dos pais com a mensagem “Torna-te bombeira voluntária”. Pensou “porque não?” e foi ao quartel inscrever-se.

Fez parte da primeira recruta feminina dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, em 2010, e foi promovida a bombeira de 3.ª. “Foi uma grande mudança interna. Esta casa era só frequentada por homens”, explica. Mudança maior aconteceu recentemente, quando, com a criação do Quadro de Oficiais na corporação, Catarina foi promovida a Estagiária a Oficial Bombeiro no Quadro Activo. Antes, já ia dando apoio ao comando em algumas tarefas de âmbito operacional. “Há muita coisa que é preciso fazer fora ir ao terreno”, descreve.

Vai agora fazer o curso de comando na Escola Nacional de Bombeiros. “Podia ter escolhido o caminho mais curto, mas preferi fazer o curso porque é uma função de muita responsabilidade. Quando me perguntam se estou preparada costumo dizer que estou preparada para me preparar. E há muita gente no quartel com muita experiência com quem tem muito a aprender”, garante.

Sem comentários:

Enviar um comentário