Bombeiros do Concelho de Penafiel Merecem Muito Mais Apoios - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 14 de maio de 2019

Bombeiros do Concelho de Penafiel Merecem Muito Mais Apoios


Todos sabemos da importância dos nossos soldados da paz, na defesa da nossa comunidade.

Os nossos Bombeiros, sejam voluntários ou não, têm um papel decisivo nas nossas vidas, e devem ser acarinhados de forma permanente e não apenas sazonal.

Ser Bombeiro é muito mais que combater fogos.

Estes heróis, são socorristas, fazem o transporte de doentes, actuam em cenários imprevisíveis e muitos deles horrendos, controlam situações de alto risco, em suma, estas mulheres e homens fazem e dão tudo em prol do lema: “ Vida por Vida”.

É pois, mais que justo que os diferentes agentes, seja à escala nacional, regional ou local, não só elogiem e reconheçam este trabalho que é uma missão quotidiana, como ajudem efectivamente.

Há anos a fio, que me venho a bater, juntamente com os colegas da vereação, para que o nosso município por exemplo, adquira a expensas próprias a mais que necessária auto – escada e a coloque ao serviço das nossas corporações, integrando a mesma o dispositivo distrital para esse efeito.

Apelo igualmente para que os diferentes agentes com responsabilidade nessa área, a começar pelo responsável máximo da protecção civil no concelho que é o presidente do município, a honrarem as promessas que são feitas, nomeadamente nos anos eleitorais.
É bom ouvir simpáticas palavras e compromissos, mas os anos passam, e as mesmas nem sempre são honradas.

E neste particular da protecção civil, Penafiel pode e deve fazer mais, apesar daquilo que tem feito, mormente ao nível do apoio social aos nossos Bombeiros ser muito meritório e um bom exemplo.

Mas é preciso mais, e Penafiel não se pode congratular apenas pelo razoável ou bom. Temos que ser Muito Bons… a nossa cidade e concelho exigem esta visão e dimensão global.

E devemos ser dos Melhores na área do Socorro e da Protecção civil, até porque temos as melhores corporações e os melhores Bombeiros.

Vejam os feitos que os mesmos recorrentemente conseguem alcançar para nossa alegria e satisfação.

É pois desejável e exigível,  que todos façamos um trabalho e apoio, pelo menos proporcional, à qualidade e vitórias dos nossos Bombeiros.

Quero com isto dizer, que vemos municípios perto de nós, que apoiam e de que forma as suas corporações, designadamente com a aquisição de veículos, com a constituição das EIP – Equipas de Intervenção Permanente – em que parte do valor destas equipas é suportado pelo estado central e a outra parte pelos municípios, que são uma indiscutível mais valia para um melhor e eficaz combate às diferentes ignições que possam surgir.

Se os outros podem fazer e as corporações acham benéfico, porque não fazer o mesmo em Penafiel?

É evidente que tal acarreta custos, mas com a proteção civil não podemos olhar a poupanças sem justificação aparente – pois o poupar na área do socorro, pode redundar em danos gravíssimos para  a nossa comunidade.

Mais vale prevenir que remediar…

Se o município de Penafiel, se congratula ( e bem), por estar numa situação financeira folgada (o que já foi contraditado nos fóruns próprios), tem que ser consequente na sua actuação; dizer e fazer, não ficar pelas boas intenções ou divulgação de notícias…

E na área da protecção civil, é uma boa forma do município demonstrar que de facto aquilo que propala é verdadeiro, e dotar as nossas corporações de melhores condições e meios para eficazmente defender a nossa população.

Esperemos que as coisas sejam feitas atempadamente, para depois não se tentar remediar, o que pode não ter remédio possível!

André Ferreira in Verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário