125 Pessoas Assistidas pelo INEM no Âmbito da Operação Fátima 2019 - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 16 de maio de 2019

125 Pessoas Assistidas pelo INEM no Âmbito da Operação Fátima 2019


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) prestou assistência médica pré-hospitalar a 125 pessoas no âmbito das comemorações do 13 de maio de Fátima, tendo 116 pessoas sido assistidas por doença súbita e nove pessoas por trauma. No que concerne à gravidade dos doentes assistidos, 14 foram considerados graves, tendo existido necessidade de evacuar 22 pessoas para o Hospital de Leiria.

No Módulo de Emergência Médica do INEM (PT EMT) foram assistidas 56 pessoas, tendo os meios de emergência do INEM posicionados no recinto do Santuário prestado assistência a 40 pessoas, das quais 16 foram assistidas pelas Equipas das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação e 33 recebido assistência das Equipas de Suporte Imediato de Vida do INEM. Dezassete pessoas receberam ainda apoio psicológico do INEM.

Para a Operação Fátima 2019, o INEM:

Constituiu um Núcleo Técnico de Emergência Médica que funcionou integrado no Posto de Comando Operacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC);

Acionou o seu Módulo de Emergência Médica Tipo 1 fico (PT EMT) onde foi feita a admissão e triagem dos doentes, a sua estabilização e o atendimento em ambulatório;

Empenhou grupos de reforço estratégicos posicionados ao longo do recinto do Santuário de Fátima que operacionalizaram duas VMER (viaturas médicas de emergência e reanimação) e dois binómios de Suporte Imediato de Vida em Moto4.

Esta Operação contou com o empenho, ao nível dos recursos humanos, de 36 profissionais do INEM, entre Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, Psicólogos, Farmacêuticos, elementos de coordenação, logística, informática e telecomunicações.

No âmbito da Operação Fátima 2019, o INEM integrou o Dispositivo de Operações e Socorro da ANEPC, cabendo-lhe a responsabilidade de coordenar todas as atividades de saúde em ambiente pré-hospitalar, a triagem e evacuações primárias e secundárias, a referenciação e transporte para as unidades de saúde adequadas, bem como a montagem do seu PT EMT. Foi ainda sua a responsabilidade de executar a triagem e apoio psicológico a prestar às vítimas no local da ocorrência com vista à sua estabilização emocional.

Nesta operação estiveram empenhados diariamente 336 operacionais, provenientes dos vários Corpos de Bombeiros do distrito de Santarém e Leiria, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Guarda Nacional Republicana e do Corpo Nacional de Escutas, além de outras entidades civis e religiosas que concorrem igualmente para esta operação.

Sem comentários:

Enviar um comentário