Estágios em Ambulância- Escola para Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Estágios em Ambulância- Escola para Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar


A formação dos novos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) do INEM está a ser maioritariamente ministrada por Médicos com a Competência em Emergência Médica, assegurando o INEM, desta forma, uma capacidade formativa com os mais elevados padrões de qualidade e segurança. 

A Ambulância Escola não é mais do que conceito ou modelo, pioneiro em Portugal mas com resultados de excelência demonstrados a nível internacional, que vai permitir aos TEPH do INEM realizarem estes mesmos estágios em ambiente pré-hospitalar, ou seja em Ambulância, acompanhados por Médicos com competência em emergência médica.

A carreira especial de TEPH é uma carreira nova no INEM, criada através do DL 19/2016 de 15 de abril, que define a formação profissional específica para estes profissionais, através de curso homologado pelo membro do Governo responsável pela área da saúde, mediante proposta do INEM e parecer prévio da Ordem dos Médicos.

Os 90 TEPH que se encontram atualmente em formação no INEM, são os primeiros profissionais a frequentar este novo modelo de formação que contempla nove módulos formativos, incluindo o estágio em Ambulância Escola, sob a supervisão permanente de Médicos com competência em Emergência Médica validada pela Ordem dos Médicos.

O TEPH do INEM é um profissional de saúde, com vínculo público, que desenvolve a sua atividade profissional a tempo inteiro no INEM e cuja ação é exclusivamente dedicada ao socorro em contexto de emergência pré-hospitalar, sendo muitas vezes determinante para a sobrevivência de pessoas vítimas de doença súbita e de trauma (acidente).

O mapa de pessoal do INEM é maioritariamente (80%) composto por profissionais integrados na carreira especial de TEPH.

Os TEPH do INEM são a base operacional dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), realizando entre outras funções, o atendimento e a triagem das chamadas recebidas. Paralelamente, operam as Ambulâncias de Emergência Médica (tripuladas por dois TEPH), as Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (tripuladas por um TEPH e por um Enfermeiro), as Ambulâncias de Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (tripuladas por um TEPH, um Médico e um Enfermeiro), os Motociclos de Emergência Médica (tripuladas por um TEPH) e as Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (tripuladas por um TEPH e um Psicólogo). Os TEPH integram, também, equipas de resposta em situações de exceção, operações tático-policiais e missões internacionais.

Esta função, exercida nos CODU, está a ser desempenhada por estes novos profissionais há muito (desde julho de 2018), designadamente desde que terminaram com sucesso o respetivo módulo da formação.

O curso TEPH tem 910 horas, e pretende garantir que os TEPH atuam de forma homogénea, de norte a sul de Portugal Continental, de acordo com Protocolos de Atuação específicos e sempre sob orientação, validação, supervisão e controlo médicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário