Criado Grupo de Trabalho para revisão dos Protocolos médicos de atuação das Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Criado Grupo de Trabalho para revisão dos Protocolos médicos de atuação das Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida


O Despacho n.º 4163/2019 de 16 de abril veio criar um Grupo de trabalho para revisão dos Protocolos médicos de atuação das Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

As Ambulâncias SIV do INEM integram uma equipa constituída por um enfermeiro e um técnico de emergência pré-hospitalar, e estão concebidas para o transporte com acompanhamento de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência. Têm como objetivo a estabilização pré-hospitalar e o transporte de doentes críticos, e dispõem de equipamento de Suporte Imediato de Vida.

As Ambulâncias SIV devem existir na rede articulada de serviços de Emergência do Serviço Nacional de Saúde, devendo os Serviços de Urgência Básicos (SUB) integrar esse meio de emergência pré-hospitalar.

Passados quase 11 anos sobre o início da atividade das Ambulâncias SIV, e cerca de seis anos sobre a última revisão dos protocolos de atuação levada a cabo pelo INEM, torna-se necessário atualizar estes protocolos à luz das boas práticas em saúde, nomeadamente da evidência científica entretanto produzida e dos avanços mais recentes na área da emergência médica, bem como da experiência acumulada ao longo dos últimos anos.

É assim criado pelo Governo este Grupo de Trabalho que tem como missão a análise dos Protocolos médicos de atuação das Ambulâncias SIV (Protocolos SIV) e a sua atualização à luz das boas práticas em saúde. A atualização dos Protocolos SIV inclui a elaboração de novos protocolos, cuja necessidade seja identificada pelo Grupo de Trabalho face à atividade das Ambulâncias SIV.

O Grupo de Trabalho é coordenado pelo INEM e constituído por vários profissionais deste Instituto bem como representantes das Administrações Regionais de Saúde, Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros e Ordem dos Farmacêuticos.

Até 30 de novembro de 2019, o INEM deve apresentar a proposta final dos novos Protocolos SIV, para homologação.

Sem comentários:

Enviar um comentário