Bombeiros de Camarate Comemoraram 82 Anos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 30 de abril de 2019

Bombeiros de Camarate Comemoraram 82 Anos


A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate assinalou, no dia 25 de abril, a passagem de mais um aniversário, numa cerimónia solene que decorreu no quartel dos bombeiros, em Camarate.

A cerimónia do 82.º aniversário teve início com a habitual revista às forças em parada, momento ao qual se seguiu a bênção de uma nova viatura desta corporação de bombeiros, realizada pelo pároco de Camarate, Alexandre Ferreira.

A sessão solene, que assinalou a passagem de mais um aniversário da associação de bombeiros de Camarate, contou com a  participação de Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, Hugo Santos, 2.º comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa, Rui Rama da Silva, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Mário Pina, em representação da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, Manuel Esteves Vaz, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate, bem como de Ricardo Leão, presidente da Assembleia Municipal de Loures.

Direção e Comando: a missão de melhorar a intervenção dos bombeiros

Renato Alves, presidente da direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Camarate e também da União das Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, lembrou os 82 anos da corporação de bombeiros, “fruto de muita luta, esforço e dedicação gratuita, e sempre com a missão de melhorar o corpo de bombeiros, de socorro e proteção às famílias”. O presidente dos bombeiros de Camarate lembrou ainda a difícil tarefa de formar jovens bombeiros: “As pessoas têm as suas vidas e o voluntariado, no nosso país, torna-se difícil. Somos uma corporação que trabalha intensamente na freguesia, no concelho e para todo o país, investindo muito nos bombeiros, nos equipamentos, nas fardas e na fanfarra, que muito nos orgulha. Temos mais de mil sócios e são eles que mantêm esta associação viva”.

Renato Alves elogiou a dedicação do comandante desta corporação, “cujo crescimento que conhecemos hoje se deve ao seu trabalho e à sua entrega a esta associação”, bem como o contributo da Câmara Municipal de Loures, “que mantém as portas desta associação abertas”. “Queremos mais e esse ‘mais’ passa pelo apoio às frotas das nossas corporações de bombeiros”, concluiu Renato Alves.

Já Luís Martins, comandante dos bombeiros de Camarate, enalteceu o apoio da população de Camarate e dos bombeiros, “que estão sempre disponíveis e prontos a salvar vidas, e é graças a estes homens e mulheres que aqui estou”.

O apoio do Município de Loures

“Esta é uma data de festa, que assinala não só a celebração de mais de 80 anos de trabalho em prol da população, mas também o presente e o futuro desta associação”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Loures.

Bernardino Soares saudou a associação, os seus corpos dirigentes e, em particular, todos os bombeiros desta corporação, “que dão um contributo essencial para a segurança de pessoas e bens tanto no nosso concelho, como também no nosso país, sendo o seu papel e importância no funcionamento da nossa sociedade pouco valorizado. E talvez um bom exercício para compreendermos essa importância é imaginarmos o que seria a vida de todos nós se não existissem estas associações e, em especial, os bombeiros. Através desse exercício, percebemos a importância decisiva destes homens e mulheres para que possamos viver com tranquilidade e ter o socorro necessário nas horas em que ele é preciso”.

O autarca fez uma referência especial às famílias, salientando a importância da função de bombeiro, “que traz grandes encargos para quem suporta o resto das obrigações familiares. Esse papel tem de ser igualmente valorizado, porque é essencial não só para a vida familiar, mas também para que possam ter a disponibilidade para fazer o trabalho que fazem, em prol da nossa sociedade e comunidade. E num tempo em que a vida e as relações laborais são mais complexas do que no passado, em que há mais precariedade e situações profissionais difíceis e exigentes, o papel da família é ainda mais importante e tem de ser reconhecido e economizado. Desde há um tempo a esta parte, criámos um Regulamento de Apoio ao Voluntariado que permite que os bombeiros no ativo do nosso concelho tenham alguns benefícios, sendo esta uma forma de valorizar, socialmente, o papel que desempenham. Esse regulamento permite hoje que os bombeiros tenham descontos, tais como o acesso mais barato às piscinas municipais, a gratuitidade nas refeições escolares dos filhos, e um conjunto de outros benefícios, que não são a razão pela qual cada um deles se juntou aos bombeiros, mas sim um reconhecimento que o Município faz da importância do seu papel”.

O presidente da Câmara Municipal deixou algumas críticas à insuficiente atuação da Administração Central, no que respeita ao apoio aos bombeiros, reiterando que o acréscimo de muitos anos que o Município tem feito nesta área “é perdido no recuo das verbas do Governo. E nós não queremos, com a crítica que fazemos a esta falta de verba por parte do Estado, ter menos responsabilidade. Queremos sim continuar a aumentar o nosso compromisso, bem como o nosso apoio. Mas não é suficiente que os municípios aumentem o seu apoio, se da parte da Administração Central ele continuar a ser reduzido, não contribuindo para o desempenho das funções das associações de bombeiros. O apoio do Município, este ano, já supera os dois milhões de euros e, no conjunto das sete corporações do concelho, por via do financiamento municipal, estão em permanência 81 homens e mulheres que assim asseguram, de forma presente, permanente e voluntária, o socorro do nosso concelho. E isto não aconteceria se o poder local não fosse próximo e não sentisse as necessidades e as dificuldades das associações”.

Em relação à gestão das viaturas, o autarca lembrou o desafio lançado no ano passado aos comandos e às direções dos bombeiros para que, em conjunto, “construíssemos um regulamento de apoio, com regras claras e transparentes, para que cada associação se pudesse candidatar nas suas prioridades e ter apoio por parte do Município. E é isso que vamos fazer. Adiantar esse trabalho nos próximos meses e, a partir do próximo ano, vamos ter uma verba adicional destinada às viaturas”. “O que estamos a construir com os corpos de bombeiros do nosso concelho é um conjunto de regras que permita olhar para critérios objetivos e operacionais e ver o que é mais necessário, rentabilizando, o melhor possível, a verba destinada a esta questão”, concluiu Bernardino Soares.

Durante a sessão solene foram ainda homenageados os sócios com 50 anos de associados, bem como atribuídos crachás de ouro ao quadro de honra da associação e medalhas de grau ouro, prata e bronze, nas categorias de assiduidade, serviços prestados e ascensão na carreira, a vários bombeiros. O comandante da corporação, Luís Martins, foi homenageado pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário