11 492 Operacionais e 60 Aeronaves no Período Crítico dos Fogos - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 4 de abril de 2019

11 492 Operacionais e 60 Aeronaves no Período Crítico dos Fogos


Os meios de combate a incêndios vão ser reforçados este ano com mais operacionais, viaturas e meios aéreos, segundo a Diretiva Operacional Nacional (DON), esta terça-feira aprovada. 

O maior reforço de meios de combate acontece na última quinzena de maio, que vai ter um aumento de 21% em relação a 2018. Mas é no período crítico – nos meses de julho, agosto e setembro – que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para 2019 vai ter mais meios empenhados. 

No total serão 11 492 operacionais, 2653 equipas, 2493 veículos e 60 meios aéreos no terreno durante os meses de verão. Na prática este será o maior dispositivo de sempre, num ano que se antevê de seca em quase todo o País. Ontem, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu um relatório indicando que as condições meteorológicas registadas em março "originaram um deficit hídrico significativo no território do Continente". 

"Estas condições meteorológicas favorecem, por si só, uma propagação rápida dos incêndios rurais assim como uma secura rápida dos combustíveis finos que se encontram na camada superficial do solo."

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário