Viseu Lança Alerta Contra a Seca - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 29 de março de 2019

Viseu Lança Alerta Contra a Seca


Quase cem camiões cisterna abasteceram com água a barragem de Fagilde, que serve os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo, em 2017. Mas a operação inédita no País pode voltar a repetir-se agora, dois anos depois, por causa da seca que já se faz sentir e que deverá agudizar-se nos próximos meses de calor. 

"Claro que a contratação de camiões cisterna é uma possibilidade. O cenário de seca é cada vez mais real e temos de acautelar os próximos meses", avançou ao CM Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, que não escondeu a preocupação. 

"Estamos a voltar ao mesmo que aconteceu em 2017 e está na altura do Governo atuar. As autarquias já pouco podem fazer", complementou. Para já, a câmara prepara um plano de contingência que tem como principal objetivo sensibilizar a população viseense para o consumo moderado de água. Mas voltando à barragem de Fagilde, foi construída uma ensecadeira que permite armazenar mais 1,5 milhões de metros cúbicos a mais do que em 2017. Porém, se se confirmar um verão muito seco, a capacidade não será suficiente. 

"Era urgente que o Estado avançasse com a nova barragem de Fagilde e com o aumento da capacidade", concluiu o edil de Viseu. Já a região do Alentejo não deverá enfrentar problemas de abastecimento de água às populações. A exceção são as pequenas aldeias do distrito de Beja servidas por furos e que costumam ser abastecidas por autotanques.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário