Ministro Garante que "Está Tudo Preparado" para Combater Incêndios - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 22 de março de 2019

Ministro Garante que "Está Tudo Preparado" para Combater Incêndios


O ministro da Administração Interna garantiu, esta sexta-feira, que "está tudo preparado" para combater incêndios que resultem da subida de temperaturas prevista para os próximos dias, alertando que "o fundamental" é evitar comportamentos de risco.

"Está tudo preparado e, sobretudo, o que é fundamental é a consciência das populações de que o imenso trabalho de prevenção e limpeza, que foi feito neste inverno, seja continuado nestes dias mais exigentes, evitando comportamentos de risco", assinalou Eduardo Cabrita, à margem de uma visita ao Gabinete de Apoio à Vítima da PSP do Porto.

O risco de incêndio vai aumentar nos próximos dias em vários distritos de Portugal continental, acompanhando a subida das temperaturas máximas que em algumas regiões podem chegar perto dos 30 graus Celsius, divulgou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com informação disponível no site do IPMA, esteve previsto, para esta sexta-feira, um risco de incêndio elevado e muito elevado em seis concelhos do distrito de Faro. No sábado, o risco aumenta, prevendo-se que seja muito elevado para quatro concelhos do distrito de Faro e elevado em 11 concelhos de Faro, Beja, Santarém e Portalegre.

Para domingo, o Instituto prevê um risco muito elevado de incêndio para três concelhos de Portalegre e Faro e elevado em 22 concelhos de Faro, Beja, Castelo Branco, Santarém e Portalegre. O risco continua a subir na segunda-feira e, na terça, já são mais de 70 os concelhos em risco elevado de incêndio, 16 em muito elevado e um em risco máximo (Mação, no distrito de Santarém).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

Temperaturas sobem

No sábado, os termómetros vão chegar aos 28 graus em Setúbal e 27 em Santarém. Em Lisboa, vão estar 25 graus, Faro 21 e Porto 23. Para domingo prevê-se 27 graus para Setúbal e Santarém, 26 em Leiria e Braga, em Lisboa 25, Faro 21 e no Porto 24.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou, entre 1 de janeiro e 17 de março 1344 incêndios, que provocaram 1608 hectares de área ardida.

Segundo a ANPC, a maior parte da área ardida provocada por estes incêndios de inverno foi em matos, 1192 hectares, seguido de povoamentos (382) e de agricultura (34).

A Proteção Civil indica também que, até 17 de março, se registaram mais fogos nos distritos de Vila Real (201), Viseu (190) e Porto (185), mas "em qualquer um dos casos, os incêndios são maioritariamente de reduzida dimensão", não ultrapassando um hectare.

Os 1.344 incêndios que deflagram em pleno inverno foram combatidos por 13.056 operacionais e envolveram 3873 veículos e 212 meios aéreos.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário