Incêndios Provocam Desespero no Norte do País - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 27 de março de 2019

Incêndios Provocam Desespero no Norte do País


O inferno das chamas voltou em força ao Norte do País. Esta terça-feira, centenas de operacionais combateram diversos incêndios, com os casos mais graves a terem lugar em Oliveira de Azeméis, Esposende e Vila Nova de Gaia. 

Habitações em risco, moradores desesperados, escolas evacuadas e ainda estradas cortadas. Aliás, devido ao incêndio que deflagrou em Curvos, Esposende, foi necessário fechar a A28 nos dois sentidos durante cerca de oito horas, tal como outras estradas nacionais e municipais. O denso fumo originou igualmente a decisão de evacuar e encerrar as escolas básicas António Rodrigues Sampaio e a de Rio de Moinhos, do Agrupamento de Marinhas. Retomam esta quarta-feira as aulas. 

A GNR investiga a forte hipótese de tudo ter começado numa queima de sobrantes, na véspera, e que terá ficado mal apagada. Foi dominado ao final da tarde. Em Vilarinho de S. Luís, Palmaz, Oliveira de Azeméis, as chamas deflagraram pelas 03h30. Apesar de ser uma mancha maioritariamente florestal, tem vários povoados que ficaram em risco. Ao início da noite, eram cerca de 450 operacionais - incluindo de equipas de reforço de Lisboa e Coimbra - que estavam no terreno a evitar o pior. Isto apesar de, de manhã, o fogo ainda ter cedido, porém, o vento forte provocou vários reacendimentos. 

"Foi um desespero, sentimos aquele medo de perder tudo", descreveu um morador de Palmaz. Também neste caso, poderá ter tido origem numa queimada. Durante a tarde, apesar da diminuição do calor, outro fogo em Serzedo, Vila Nova de Gaia, começou a aproximar-se de habitações.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário