VMER da Figueira da Foz há 21 Anos Operacional! - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

VMER da Figueira da Foz há 21 Anos Operacional!


A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Figueira da Foz é notícia por motivos que orgulham qualquer profissional que se dedique à emergência médica pré-hospitalar:  existe há 21 anos sem ficar «um único minuto inoperacional» por falta de tripulação.

Foi a 1 de março de 1998 que a VMER da Figueira da Foz entrou ao serviço da população da região e, desde então, a VMER esteve sempre operacional no que aos Recursos Humanos diz respeito.

A Médica Amélia Pereira, Diretora do Serviço de Medicina Interna do Hospital Distrital da Figueira da Foz e Coordenadora da VMER, refere que “É um serviço no qual só trabalha quem quer. É preciso gostar muito desta área de atividade, porque se lida, tantas vezes, com a fronteira entre a vida e a morte e nem todas as pessoas têm essa capacidade. É necessário conseguir gerir muito bem o stress emocional e tomar decisões rápidas, sendo que delas depende muitas vezes o futuro das pessoas que assistimos e a qualidade desse futuro”

Por sua vez, Margarida Martins, Coordenadora de Enfermagem da VMER e a primeira Enfermeira a integrar a equipa da VMER, em 2004, diz que não se vê a abandonar a VMER tão cedo: “acho que ainda tenho muita genica para estas coisas. Ao fim do dia, se tiver feito a diferença numa única pessoa que seja, isso tem um valor incalculável, vamos de ‘peito cheio’ para casa. Torna-se viciante…”

Sem comentários:

Enviar um comentário