Veículo de Fogo ‘Dispara’ Água até 15 Andares - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Veículo de Fogo ‘Dispara’ Água até 15 Andares


Os Bombeiros Voluntários de Albufeira vão adquirir, com o apoio da autarquia, um veículo especial com características de tanque, vocacionado para o combate a incêndios urbanos, nomeadamente em unidades hoteleiras e superfícies comerciais. 

O novo meio será equipado com uma bomba capaz de lançar água até ao 15º andar de um prédio. Esta bomba mecânica debita água na ordem dos 6 mil litros por minuto, assumindo grande importância para fazer face a incêndios em edifícios altos. O novo veículo de apoio logístico especial deverá ser entregue no verão. "É um equipamento importante e necessário, que vem reforçar a nossa capacidade de intervenção", afirma ao CM António Zua Coelho, comandante dos bombeiros. 

No ano passado, os Bombeiros de Albufeira responderam a 345 incêndios, dos quais 69 urbanos e que se revestiram de alguma complexidade. 

Falta de meios para incêndios florestais 

Neste momento, os Bombeiros de Albufeira contam apenas com um veículo de combate a fogos florestais operacional, situação que já foi comunicada à Autoridade Nacional de Proteção Civil. 

Foi desativado um meio que já tinha 24 anos, estando os bombeiros a tentar recuperar um outro veículo, com 22 anos. O único carro disponível tem 7 anos. Apesar do concelho não dispor de uma grande área de risco, a corporação funciona como reforço estratégico para fazer face a fogos em toda a região. 

PORMENORES 
Câmara dá 206 mil euros 

A Câmara de Albufeira aprovou por unanimidade, em reunião de vereação, a atribuição de uma verba de 206 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira destinada à aquisição do novo veículo especial. 

Necessidade urgente 

Os bombeiros tinham expressado à autarquia "a urgente necessidade operacional" do novo meio (com capacidade para 18 mil litros), dado que não dispõem de qualquer veículo com boa capacidade de água e apto para vários tipos de terreno.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário