Militares Ficaram Feridos no Incêndio de Mourão, Inquérito Culpa Piloto - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Militares Ficaram Feridos no Incêndio de Mourão, Inquérito Culpa Piloto


Inquérito da Inspeção-Geral da Administração Interna às circunstâncias do acidente que envolveu brigada helitransportada do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR, no incêndio de Mourão, em agosto de 2018, aponta falhas à atuação do piloto que comandava o helicóptero.

O inquérito da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) ao acidente que envolveu cinco militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR) no incêndio de Mourão, distrito de Évora, em agosto do ano passado, aponta falhas à atuação do piloto que comandava o aparelho.

O documento conclui que o homem ao serviço da empresa Heliportugal, contratada pelo Estado, não alertou os militares para o perigo, tendo em conta a alteração do vento e do sentido do fogo.

O inquérito, ordenado pelo ministro Eduardo Cabrita, conclui que o comandante do helicóptero era o responsável máximo pelo local de embarque e desembarque dos militares, mas que nada fez para que a equipa embarcasse na aeronave em condições de segurança quando a situação no terreno se alterou. Os cinco militares acabariam por sofrer ferimentos, três deles ficaram em estado grave.

A TSF sabe que o caso vai agora seguir para o Ministério Público, para apurar eventual responsabilidade criminal.

A Inspeção-Geral aconselha ainda a GNR a reformular as equipas do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro para que os militares mais recentes possam ser acompanhados por colegas com mais experiência em helitransporte.

O documento conclui ainda que não há motivo para instaurar um processo disciplinar aos cinco militares envolvidos no incidente.

Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário