INEM Atendeu Perto de 1.4 Milhões de Chamadas de Emergência em 2018 - VIDA DE BOMBEIRO

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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

INEM Atendeu Perto de 1.4 Milhões de Chamadas de Emergência em 2018


O INEM atendeu em 2018, nos seus Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), um total de 1.393.594 chamadas de emergência, cerca de 159 chamadas de emergência por hora. Trata-se de um aumento de 25.453 chamadas atendidas relativamente a 2017.

 As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas em primeira linha nas Centrais de Emergência pela Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana. O 112 encaminha seguidamente para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito a urgências ou emergências médicas.

Compete à Central Médica do INEM avaliar depois todos os pedidos de ajuda recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada situação.

Os 1.393.594 milhões de chamadas recebidas pelo INEM em 2018 significam mais 25.453 chamadas atendidas do que em 2017. Os números apresentados correspondem a pedidos de ajuda para situações de assistência a vítimas de acidente ou doença súbita. Para cada uma destas situações, os CODU prestam o aconselhamento necessário ou enviam os meios de emergência que sejam mais adequados para dar resposta à situação clínica da(s) vítima(s).

O atendimento destas chamadas deu origem à ativação de 1.323.554 meios de emergência, entre os diversos tipos de ambulância (emergência médica, socorro, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico) motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.

O tipo de meio a enviar é selecionado de acordo com a situação clínica das vítimas, a proximidade do local da ocorrência e a acessibilidade ao local da ocorrência.

O INEM apela, uma vez mais, à colaboração de todos os cidadãos, aconselhando que em caso de acidente ou doença súbita liguem sempre para o 112 e informem, de forma simples e clara:

– A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
– O número de telefone do qual está a ligar;
– O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
– Número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
– As queixas principais e as alterações que observa;

O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados – médicos, técnicos de emergência pré-hospitalar e psicólogos – com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de socorro.

As perguntas efetuadas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a atuação do INEM, pois visam determinar qual o tipo de emergência e o meio de socorro mais adequado para dar resposta à situação. Deste modo, facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência médica mais eficaz.
Lembre-se que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser apenas utilizados em situações de emergência, ou seja, situações onde exista perigo de vida iminente.

No caso de não ser necessário enviar uma ambulância ou qualquer outro meio de emergência, as chamadas são encaminhadas para a Linha do Centro de Contacto do SNS24, que procederá ao aconselhamento adequado à situação.

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