Amares com Novo Autotanque para Ajudar no Combate aos Incêndios - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Amares com Novo Autotanque para Ajudar no Combate aos Incêndios


Os Bombeiros Voluntários de Amares (BVA) já têm uma nova viatura para reforçar o abastecimento de água no combate a incêndios florestais. Vindo do Luxemburgo, este novo autotanque leva até 16 mil litros de água, o dobro da capacidade comportada pelo único veículo similar que tinham até ao momento.

A nova viatura, entre preço de custo, pintura e legalização, custou cerca de 25 mil euros, tendo sido financiado pela Câmara de Amares, que atribuiu recentemente um subsídio extraordinário de 25 mil euros àquela associação.

José Gonçalves, presidente da direção da Associação Humanitária dos BVA, revela que, em Portugal, o preço de custo de um “camião” com a mesma capacidade chegava a um valor próximo dos 49 mil euros. Para o autotanque começar a funcionar, falta apenas aplicar uma “autobomba”.

O presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, visitou pela primeira vez, esta tarde, o novo veículo que irá munir os bombeiros de novos mecanismos de apoio a incêndios mas também ajudar o município a fazer o abastecimento de água para o concelho.

José Gonçalves confessa que este é um investimento que não seria possível fazer sem o apoio da Câmara de Amares. O autotanque pretende ajudar no caso do abastecimento de água e no caso dos incêndios, uma vez que “os bombeiros ficam munidos de mais água nos locais”.

No total, o Bombeiros Voluntários de Amares têm 26 viaturas, entre elas, “quatro ambulâncias de emergência e quatro para transporte de doentes”, dividindo-se os restantes para intervenções em incêndios florestais e processos de resgate, explica o presidente da direção, que ocupa o cargo há já 21 anos.

Até ao final de março, os BVA vão ativar um protocolo com o INEM para obter uma segunda PEM (Posto de Emergência Médica), uma ambulância de emergência INEM de cor amarela.

Fonte: Semanário V

Sem comentários:

Enviar um comentário