Incêndios Poderão “Atacar” na Serra da Estrela e na Malcata - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sábado, 19 de janeiro de 2019

Incêndios Poderão “Atacar” na Serra da Estrela e na Malcata


Este ano, a lista de freguesias em risco de incêndio é maior do que no ano passado. Na Beira Interior os perigos são muitos. O Governo publicou hoje um despacho com a lista das 1142 freguesias de todo o país com código vermelho e laranja (que indica quais as que são prioritárias nas intervenções de limpeza e de autoproteção).

Na região, há zonas que requerem atenção redobrada e uma delas é o Parque Natural da Serra da Estrela, em especial nos concelhos de Manteigas e Guarda, nas margens dos primeiros quilómetros do Zêzere (entre Manteigas e Valhelhas) onde existe uma mancha considerável de floresta.

A Reserva da Malcata (concelhos de Penamacor e Sabugal) é outro dos pontos críticos e com o qual as autoridades estão preocupadas.

Mais a sul, já na denominada zona do Pinhal, o perigo espreita principalmente em manchas florestais dos concelhos do Fundão, Oleiros e Proença-a-Nova.

A lista das freguesias em perigo (com a respetiva indicação de prioridade na limpeza) pode ser consultada neste link. Veja se a sua freguesia está sinalizada.

Segundo o despacho do Governo, a fiscalização da limpeza de terrenos confinantes a edificações (numa faixa 50 metros), aglomerados populacionais e áreas industriais (numa faixa de 100 metros) tem de ser efetuada entre 1 de abril e 31 de maio.

O despacho determina igualmente que a fiscalização da limpeza das faixas de proteção das redes viária e ferroviária e das linhas de transporte e distribuição de energia elétrica seja efetuada entre 1 e 30 de junho.

Fonte: Jornal do Fundão

Sem comentários:

Enviar um comentário