Heliportos do Grande Porto Abertos 24 Horas - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Heliportos do Grande Porto Abertos 24 Horas


Os heliportos localizados em hospitais do Grande Porto estão aptos a receber doentes helitransportados 24 horas por dia. No caso do heliporto do Pedro Hispano (Matosinhos), é uma estrutura "intermitente", ou seja, é acionado consoante as necessidades para emergência médica. 

Segundo os dados da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), há vários heliportos no País que só podem receber helicópteros durante o dia. Um dos casos é o do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que no entanto tem recebido voos noturnos. 

Uma das situações foi relatada esta terça-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, que revelou ter sido helitransportado, há seis meses, para esta unidade hospitalar. "Correu tudo muito bem, cheguei à noite a Santa Maria, sem nenhum problema", disse.

Ao CM, fonte oficial da ANAC disse não ter conhecimento do caso, mas que "a confirmar-se, trata-se de uma situação ilegal", uma vez que o heliporto de Santa Maria apenas tem certificação para operar durante o dia, sublinhando que a operação noturna deste heliporto "não consta, nem nunca constou" do manual de operações. 

Em comunicado, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte garante que "até novembro de 2018 os voos noturnos que aterraram na plataforma de aterragem foram autorizados pela Navegação Aérea de Portugal" e que a mesma "continuará disponível para receber doentes helitransportados em situação crítica, 24 horas por dia". 

A lista de heliportos não certificados para receber aterragens noturnas inclui ainda outros hospitais, como é o caso de Mirandela. Já os heliportos de Guimarães e de Lamego não estão certificados para receber qualquer voo.

Fonte: Correio da manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário