Helicópteros Kamov Abandonados em Hangar Enquanto País Ardia - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Helicópteros Kamov Abandonados em Hangar Enquanto País Ardia


Seis helicópteros Kamov aguardam reparação e a CMTV teve acesso às imagens. Enquanto o País esteve a arder e precisou de ajuda, os pesados estavam abandonados num Hangar em Ponte de Sor. São helicópteros do Estado ligados à Proteção Civil e estão parados há mais de um ano. 

Não têm quem os possa gerir ou operar, nem sequer existe um concurso internacional para o aluguer de outros para a época de incêndios deste ano. As imagens a que a CMTV teve acesso mostram as aeronaves paradas, desmanteladas, com motores e transmissões no chão, sem qualquer preservação, praticamente ao abandono. 

Estes pesados russos, estão no centro de meios aéreos de Ponte de Sor; num hangar que mais parece uma sucata. Dos seis Kamov, um - tapado com um pano verde - teve um acidente grave em 2012 e a reparação é praticamente improvável devido aos elevados custos; Outros dois sofreram avarias em 2015 e 2016; os restantes três – sem voar desde 2017 e início de 2018 – foram obrigados a parar devido a uma peça fundamental ter atingido o prazo de vida e nunca foi substituída. 

São helicópteros do Estado, pagos pelos contribuintes, comprados em 2006 que não podem ser utilizados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, por questões jurídicas e indefinições contratuais. Gastaram-se milhões de euros no aluguer das aeronaves, outros milhares podiam ter sido exigidos à Everjets, empresa que tinha a gestão desses helicópteros mas nada foi feito. 

Um negócio de milhões prejudicial ao Estado e aos portugueses que todos os anos veem o pais a arder enquanto os helicópteros estão assim: em terra, desmantelados, sem poderem voar, uma sucata.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário