Comandantes Castrados por Directores Políticos!!!!! - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Comandantes Castrados por Directores Políticos!!!!!


Talvez nem torne abordar o tema “Bombeiros” mas não posso nem devo e sobretudo não quero, sair deste espaço sem dizer o que sinto e mostrar a minha indignação pelo estado a que deixaram chegar os Bombeiros, e nisto falo nos dirigentes, porque da parte dos Governantes, já sabíamos há muito tempo, pelas atitudes que outrora tomaram, quais as ideias para os Bombeiros.

Para apontar culpados, teremos, pelo menos, que puxar a Fita do Tempo atrás e irmos até um célebre Congresso onde entregaram o poder às Direcções dos Bombeiros castrando os Comandantes os quais ficaram agarrados á profissão ou á renovação da Comissão de Serviço.

Domesticaram os Comandantes e eles aceitaram, diga-se em abono da verdade, (graças a Deus que ainda há honrosas excepções) e criaram-se Directores políticos, uns servindo-se das Associações, uns para fazer oposição ao poder politico instalado no Concelho e outros da cor fazerem obra com a ajuda do poder local. (Felizmente também aqui há honrosas excepções).

E assim chegamos a um estado em que a tropa que ninguém representa vai evoluindo em formação e “cidadania” uns tornando-se bons homens e bons bombeiros outros em eternos invejosos ressabiados a quem a formação nada acrescentou. Muitos aprenderam, e rápido, a fugir com o cu a seringa e para isso basta um, “Comandante não tenho condições de segurança” e sobre isso nada nem ninguém pode fazer, por isso não fazem. Só balelas……

O estado a que isto chegou não tem conserto.

Governo, que já nos apalpou o pulso muitas vezes e há muitos anos, lembram-se? Sabe das fragilidades dos bombeiros e da desunião, sobretudo da desunião. Numa altura em que havíamos de estar mais unidos que nunca, assistimos ao nascer de “Associações”, provavelmente algumas incentivadas pelo poder político para dividir e os Bombeiros mais uma vez a embarcar de olhos fechados. Unamo-nos mas para obrigar quem legitimamente nos representa a tirar o CU da cadeira e arregimentar o pessoal, vamos dar uma imagem de força, todos em volta do mesmo.
Acusam-se bombeiros em Pedrogão mas não se consegue ou não se quer, não sei, acusar a SIRESP.
Sou do tempo em que os meios aéreos eram geridos com rigor agora cada fogo é um desfile, quando se 

Tenho ouvido uma gritaria enorme, por parte dos “estudiosos” porque os Bombeiros usam muita água e pouco material de sapador, mas assisto a um reforço das “Forças de Élite” e a serem dotadas de veículos cada vez com mais água, com um reforço dos Meios aéreos e surpreendentemente não vi ninguém vir a terreiro denunciar isto. Meus senhores, já vi alguém dizer actualmente no combate temos muito músculo e pouco saber e outra coisa talvez pior, que foi temos um défice cognitivo no combate, há pois é. Não deram conta? Houve quem tivesse chamado atenção. Que se fez? Assobiou-se para o lado. 

Agora é mais ou menos como dizia o Banqueiro, Aguentem, aguentem.

Se pensarmos bem este pacote legislativo até nem é mau. Os “HERÓIS” devem estar cansados, há que os por a visitar museus, ou será que este convite para visitar os Museus é uma forma de corrigir o “Tal défice cognitivo”? Estão a ver, muito provavelmente estão a tratar muito bem de nós. É claro que estou a falar ironicamente, mas também a tentar tocar na ferida e picar-vos. 

Para os mais distraídos há uns anos acabaram o SNB e criaram o SNBPC, depois acabaram com ele e criaram a ANPC, retiraram os Bombeiros, agora vão tirar o nome de “Bombeiros”, aqueles que fardavam de “amarelo”. BOMBEIROS, meus amigos – RISCA.

A política cria as EIPs pagas pelo estado e pela Autarquia estão lembrados quantos concelhos não tinham EIP porque o Presidente dos Bombeiros não era da cor do Presidente da Câmara?
Este e outros pacotes legislativos estão incompletos. É preciso regulamentar as EIP’s e criar mais.

Estes 5 homens nos bombeiros são uma mais valia, quando fazem o seu serviço, porque caso contrário são um polo de confusão, mas vamos imaginar que não, mas falta cobrir as outras horas e porque não, tornar o horário desta força flexível? Sim flexível, com regras, para não haver atropelos, é que também temos que olhar para dentro e fazer autocritica, só assim nos tornamos credíveis. 

Meus amigos ando nisto há mais de 40 anos, sempre defendi, com unhas e dentes os Bombeiros, mas de há um tempo para cá sinto-me triste, desiludido com o rumo que Isto está a tomar e nós deixamos. Porra se não somos necessários ou se só somos necessários para certos serviços, digam-no, assumam-no e se o não fizer, obriguemo-los nós a dizerem e a assumirem.

Mas não, nós gostamos de ostentação, de desfilar em parada, muitas das vezes mal feitas, e se nós derem um “PÓPÓ” novo ou um EPI para espaços rurais, nós ficamos contentes. Mas deste EPI já não vamos precisar, na melhor das hipotese vamos andar sempre de “NOMEX” oferecidos por estrangeiros, porque o que nos está destinado para tal é Protecção de Pessoas e Bens, há e já agora não esquecer os autocarros para fazer evacuações, só isso, mas fomos nós que deixamos, não se esqueçam.

Sejam felizes nas visitas dos museus, na conta da água, do IMI, nas creches e na cama e já agora no Quartel no dia do aniversário, enquanto houver Quartel.

Martins Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário