Opinião: Coisas e Loisas... - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Opinião: Coisas e Loisas...


Apesar do título isto não são bitaites, são assuntos sérios e que devem preocupar-nos a todos, Ex-Bombeiros, Bombeiros, Directores, Liga, etc.

Há dias vi uma manifestação dos Bombeiros Profissionais, a reivindicar uma carreira, reforma, em suma melhores condições. Acho muito bem, devemos lutar por aquilo que achamos ser os nossos direitos.

Uns dias antes rejubilei com a manifestação dos Bombeiros, no Terreiro do Paço, também a lutarem por melhores condições. Eu sei que vão dizer não sei quê, mais que também, no fundo era reivindicar melhores condições, ponto.

Há coisas das quais eu já falei, se calhar pela rama, mas eu sou mesmo assim, só falo pela rama, mas às quais queria voltar e para hoje são três coisinhas, a saber: 1 - Assalariados; 2 - Profissionalização; 3 - Majoração do tempo de serviço.

Ora bem começando pelo primeiro "Assalariados", todos sabemos daquilo que estou a falar, há muito, mas nunca é tarde para se arranjar uma carreira, devidamente tipificada, com regras, com direitos e deveres. Sim porque para se ter direitos temos que os conquistar com o cumprimento dos deveres e nunca o contrários. Acho elementar que isso se faça, não fica bem não ser carne nem peixe.

"Profissionalização" - Tenho defendido isto muitas vezes, acho imprescindível que se faça. Já se está a fazer alguma coisa, a bem dizer qualquer Associação hoje já tem profissionais. Mas quando falo de profissionalizar é profissionalizar a sério, com cobertura as 24 horas do dia, não peço para tudo, mas pelo menos, digamos, para o primeiro embate. Hoje já não se pode estar dependente do "Toque de Sirene" para tudo ou quase tudo. Esse vai e deve continuar, mas para complementar, até porque hoje temos exigências que podem sair bem "caras" a quem tem que tomar decisões. Lembram-se?
Os Voluntários não podem nem devem acabar. Todos aqueles que são Bombeiros devem ter o dever de o fazer, independentemente do vinculo que tenham à Associação, todos......

Pois está muito bem, mas falta aquilo com que se compram os melões, dirão vocês. E dizem muito bem, digo eu. Aqui é que entronca mais uma vez o que eu tenho falado, nada disto se consegue, sem uma efectiva Lei de Financiamento das Associações de Bombeiros. E depois aí sim o Governo através da ANPC, ou lá como se vai chamar é que poderia sair de Carnaxide e vir fazer efectivas fiscalizações, sim só aí.

"Majoração do Tempo de Serviço" - Como sabem já esteve nos 25%, passou para 15% e agora fala-se novamente na passagem para os 25%. Isto, para quem possa estar mais desatento é um direito que todo e qualquer Bombeiro tem, independentemente de quem seja a sua entidade patronal, todos.
O problema disto é outro. O problema é quando se pede a respectiva contagem de serviço e se manda para a entidade a quem se vai requerer a contagem do tempo e essa entidade manda o "cheque" e diz, pois está muito bem, tem realmente direito a isso, mas tem que pagar X para que esse tempo lhe seja contado. Muita gente recua, tais são as contas. 
Sim devia haver essa majoração, mas não se devia pedir aqueles que deram o "coiro" para pagarem. Essa devia ser uma verba que devia sair do OE, já chega o dar o "coiro". Duvidam disto? Peçam a contagem e peçam para lhes ser contado e vão ver o quanto lhes pedem!!!!!!

São coisinhas destas.
Para acabar por hoje, deixem-me fazer mais um apelo à União, porque só com União se consegue alguma coisa. É que sábado dia 8 vai haver uma reunião, como todos sabem, Liga,Federações e Associações que dessa reunião saiam medidas boas exequíveis e que todos estejam dispostos a cumprir.

Sem comentários:

Enviar um comentário