Incêndio Destruiu Armazém Têxtil do Presidente do Moreirense - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

domingo, 23 de dezembro de 2018

Incêndio Destruiu Armazém Têxtil do Presidente do Moreirense


Um incêndio urbano de grandes dimensões destruiu por completo um dos três armazéns têxteis da antiga fábrica da Cuca, em Moreira de Cónegos, Guimarães. A propriedade do edifício é de Vítor Magalhães, presidente do Moreirense Futebol Clube.

O alerta para os Bombeiros Voluntários de Vizela foi às 00.48 horas e só perto das três da manhã é que o fogo começou a ceder ao combate dos Bombeiros. Após o alerta, a corporação vizelense até chegou rapidamente ao local, mas já parte do armazém estava tomado pelas chamas e o acesso à zona da combustão estava dificultado.

"Uma das áreas da empresa, no armazém, estava repleta de fio e foi o que teve a combustão. A estrutura desse armazém cedeu, mas foi possível conter o fogo e impedir que ele progredisse para os edifícios contíguos", disse, ao JN, o comandante dos Bombeiros de Vizela, Paulo Félix.

Para além da corporação de Vizela, foram chamadas mais quatro corporações de Bombeiros Voluntários: Guimarães, Taipas, Famalicenses e Riba de Ave. Ao todo, estiveram no local 54 bombeiros em 19 viaturas, mais a Proteção Civil Municipal de Guimarães, uma máquina de arrasto, outra giratória e a GNR de Lordelo, que tomou conta da ocorrência.

O incêndio foi considerado dominado perto das quatro da manhã, mas os trabalhos de rescaldo vão-se prolongar durante o dia de domingo. Desconhece-se, para já, a origem do fogo. Os prejuízos são elevados tendo em conta que todo o fio que estava naquela área do armazém foi consumido pelas chamas. A estrutura da fábrica também sofreu danos consideráveis, com o desabamento do telhado e de uma parede.

A antiga fábrica da Cuca, junto ao apeadeiro com o mesmo nome, está situada na rua de S. Paio Padroeiro, em Moreira de Cónegos, e é um dos maiores edifícios industriais do concelho de Guimarães. A empresa que lhe dá o nome chegou a ter mais de mil trabalhadores, mas entrou em falência com um passivo superior a 35 milhões de euros. O edifício foi comprado em 2007 por Vítor Magalhães, presidente do Moreirense Futebol Clube, por três milhões e meio de euros.

Pelo que foi possível apurar no local, à data do incêndio Vítor Magalhães encontrava-se na festa de Natal de uma das suas empresas, a fábrica de tecidos Vilarinho. Tinha-se deslocado para a festa após ter estado no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, onde viu o seu clube bater o Boavista por 2-1.

Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário