Não saia de casa sem guarda-chuva, Precipitação forte deixa 16 distritos em alerta - VIDA DE BOMBEIRO

______________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Não saia de casa sem guarda-chuva, Precipitação forte deixa 16 distritos em alerta


Dezasseis distritos de Portugal continental estão até ao meio da tarde desta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora estão sob aviso amarelo até às 15h00 de hoje devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte. 

O IPMA colocou também sob aviso amarelo toda a costa portuguesa devido à previsão de agitação marítima forte até ao meio da tarde, prevendo-se ondas de oeste com 4 a 5 metros. O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. Por causa da agitação marítima, nove barras estão hoje fechadas a toda a navegação e outras três estão condicionadas. De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, S. Martinho de Porto e Ericeira, no continente, e a barra de Lajes do Pico, nos Açores. 

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior 15 e 35 metros, respetivamente. Segundo a Marinha, a barra de Viana do Castelo está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros. Por causa dos avisos de mau tempo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou na quarta-feira para a possibilidade de inundações e quedas de árvores devido à chuva persistente e por vezes forte que está prevista para as próximas 48 horas. 

Num aviso à população feito na quarta-feira, a Proteção Civil referia que o IPMA previa, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com precipitação persistente e por vezes forte, trovoadas e agitação marítima na costa ocidental. A ANPC adiantava que para hoje se preveem períodos de chuva persistente e por vezes forte, passando a aguaceiros fracos a partir do início da tarde nas regiões Norte e Centro e estendendo-se gradualmente à região Sul. A Proteção Civil referia também que até ao meio da tarde desta quinta-feira, haverá ondas de oeste e noroeste com quatro a cinco metros, na Costa Ocidental.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário