Força Especial de Proteção Civil Vai Substituir Bombeiros "Canarinhos" - VIDA DE BOMBEIRO

--------------------------------------------------------------------------------------------------

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Força Especial de Proteção Civil Vai Substituir Bombeiros "Canarinhos"


Força Especial de Bombeiros, conhecida por ‘canarinhos’, foi criada em 2007 e integra o dispositivo operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O Governo quer criar a Força Especial de Proteção Civil, para suceder à Força Especial de Bombeiros (‘canarinhos’), uma unidade que terá como missão a prevenção e resposta a situações de emergência.

A Força Especial de Proteção Civil é criada no âmbito da nova lei orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), aprovada em Conselho de Ministros a 25 de outubro e que se encontra atualmente em consulta junta da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

A proposta, a que a agência Lusa teve acesso, adianta que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), nova designação da ANPC, vai passar a integrar uma Força Especial de Proteção Civil (FEPC), assegurada por trabalhadores da carreira especial de sapador bombeiro e da carreira especial de oficial sapador bombeiro, que depende operacionalmente do comando nacional de emergência e proteção civil.

Segundo o Governo, a FEPC “é uma força de prevenção e resposta a situações de emergência e de recuperação da normalidade da vida das comunidades afetadas por acidentes graves ou catástrofes, no âmbito do sistema de proteção civil e do sistema integrado de operações de proteção e socorro e do sistema de gestão integrada de fogos rurais”.

A Força Especial de Proteção Civil sucede à Força Especial de Bombeiros, conhecida por ‘canarinhos’ e que foi criada em 2007 e está inserida no dispositivo operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A nova lei orgânica foi aprovada em Conselho de Ministros a 25 de outubro e encontra-se atualmente em consulta junta da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário