Opinião: Somos todos burros é?? - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Opinião: Somos todos burros é??


Pensava eu, que a nova abordagem dos fogos rurais feita pelo saber, daria especial relevância a técnicas importadas, dizem eles, e que a água deixava de ser a componente principal do combate. 

Segundo os “Homens” do saber o Material de sapador irá ser a ferramenta de eleição no combate aos fogos rurais, porque é muito mais eficaz e a única técnica que evita os reacendimentos. 

Com esta conclusão e com a robustez física, ganha nos ginásios sobretudo durante o Inverno, da FEB e dos GIPS e algures metidos aqui pelo meio dos Sapadores Florestais, estariam reunidas as condições para implementar a estratégia e com muita poupança para o Erário Publico, pois o material sapador e algumas ferramentas mecânicas ficam muito mais baratos que adquirir VFCI’s e VTTF’s e etc.

Qual o meu espanto, cada vez que vejo imagens de TO’s, continuo a ver essas siglas em viaturas (Fotos) novinhas em folha e os seus ocupantes a utilizarem exactamente as mesmas ferramentas que usam os vermelhos, excepção feita às equipas Helitransportadas porque ainda não inventaram umas mangueiras que liguem directamente ao Balde do Helicóptero.

Agora expliquem-me, se souberem, que nova filosofia é esta? Só se for uma filosofia de “dor de cotovelo” com o único intuito de acabar e descredibilizar a maior força de Agentes de Protecção Civil existente no País.

Mas, atenção esses são duros, e resilientes e quando chamados a reunir para trabalhar eles aparecem. Querem melhor exemplo que esta mobilização para o combate ao incêndio na Serra de Sintra? A nossa resposta é dada assim, agora que o incêndio já está apagado, já podem chamar os outros para em parada receberem as mais altas Personalidades do País. 

Sempre ouvi dizer que “gato escaldado de água fria tem medo” e muitos dos nossos decisores vão ser obrigados a olhar para isto de uma outra forma, até porque agora tiveram o privilégio de assistir a este flagelo sentados nas poltronas de suas casas, agora foi mesmo debaixo das barbas deles.

Nós os “vermelhos” estamos sempre lá, quando é preciso e o povo sabe disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário