O Dia em Que os Bombeiros "Fizeram" Greve - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

O Dia em Que os Bombeiros "Fizeram" Greve


Hoje decidi abordar um tema que é quase impensável, mas e se realmente os bombeiros decidissem fazer greve, o que seria do país?

Será que alguma vez alguém parou um pouco para pensar nisto? Sinceramente acho que não, assim como também tenho quase a certeza, que isto nunca irá acontecer, mas uma vez que decidi escrever sobre isto, vamos todos pensar e reflectir um pouco sobre isto, sim porque afinal de contas toda a gente faz greve, e muitas das vezes fazem-se greves por motivos meramente fúteis, sem nexo, sem razão de ser.

Sei que devem estar a dizer para vocês mesmos que o melhor será nem pensar nisto, e apesar de terem toda a razão, não vou deixar de vos deixar aqui alguns exemplos do que poderia ser um dia de greve dos bombeiros.

Continuo a dizer que isto para mim é completamente impensável, mas se um dia por algum motivo isto acontece? Estará o nosso país preparado para tal coisa, será que o país não vai colapsar? Sinceramente deixem que vos diga, que depois de pensar sobre isto pouco mais de dois minutos, acho que o melhor mesmo é nem sonhar que um dia isto possa acontecer. Senão vejamos, vou começar por deixar alguns exemplos, dos menos graves aos mais graves, e quando chegarmos ao fim, vão ver que realmente nem é bom pensar numa coisa destas.

Em algumas greves que são feitas, são assegurados serviços mínimos, mas mesmo assim se os bombeiros fizessem greve com serviços mínimos assegurados, acho que as coisas não iriam correr bem, senão vejamos.

Em caso de incêndio florestal se os bombeiros fizessem greve, seriam mais uns hectares de floresta queimada, mas se calhar pelo meio haveriam habitações, e o que seriam dessas habitações?

Além das habitações que poderiam existir, há ainda outros factores que realmente nunca ninguém pensa, todas as culturas que se perdem por vezes são o sustento de uma família, e essas culturas quem as pagaria?

Mas, e se o incêndio é em sua casa, e você liga para os bombeiros e ninguém atende o telefone, e não aparece ninguém para socorrer tudo aquilo que você levou uma vida a conseguir ganhar? Como seria?

Já viu o que seria da sua casa se os bombeiros por algum motivo fizessem greve? Já parou para pensar que se os bombeiros não aparecerem para socorrer, quase mais ninguém o fará?

Agora imagine que vai muito descansado dar um passeio no seu automóvel e ele por algum motivo começa arder, e logo por azar você até nem tem um extintor, o que seria do seu carro que tanta falta lhe faz?

Pois é, eu acho que nunca ninguém parou para pensar numa coisa destas, mas por vezes os bombeiros quando chegam junto de uma viatura em chamas, já pouco ou nada à para fazer, por isso se puderem coloquem sempre um extintor nas vossas viaturas.

E se você sofre um acidente e precisa de socorro dos bombeiros, e eles não aparecem só porque decidiram fazer greve?

Dá que pensar não dá? Ainda bem que isto não acontece, mas, e se acontecesse?

Mas agora imagine que o seu filho, ou a sua esposa, ou a sua mãe, por algum motivo um deles foi atropelado, e a ajuda que está sempre pronta, "hoje" por algum motivo não aparece, o que vai ser do seu familiar? Quem é que o vai socorrer?

Todos nós andamos na rua, todos nós podemos precisar de ajuda e de socorro, mas e se estes meios não aparecem? O que  será de nós? Estarão as pessoas preparadas para socorrer estas vitimas?

E se você vai de férias e num pequeno descuido o seu filho cai à piscina sem você ver? Quem é que o vai socorrer? Quem é que lhe vai aplicar SBV (suporte básico de vida)? Estará um pai numa situação destas capaz de socorrer o próprio filho?

Sei que deve estar a pensar que eu sou maluco, e está no seu direito, mas este post tem esse objectivo, objectivo esse que é o de alertar as pessoas que estas coisas acontecem, e que se por algum motivo os meios de socorro falham ou se atrasam um pouco, as coisas podem-se complicar bastante para quem precisa de ser socorrido.

Muitos de vocês devem-se estar a interrogar se os bombeiros podem fazer greve, ao qual eu respondo, os bombeiros só podem fazer greve em transportes não urgentes (doentes clínicos), e nunca em situações de emergência, por isso fiquem descansados, porque nós bombeiros jamais deixaremos de socorrer quem precisa. Mas o objectivo disto é mesmo esse, colocar-nos a pensar no que seria de nós sem os meios de socorro. Os bombeiros não fazem greve, mas se fizessem o que seria de nós?

Estas viaturas juntamente com os seus tripulantes, salvam vidas, por isso devemos todos nós respeitá-los e estimá-los, este post foi única e simplesmente uma chamada de atenção para muita gente que critica o nosso trabalho, nós somos seres humanos como todos vocês, não somos super heróis com super poderes. 

Quero que fiquem descansados porque nós não fazemos greves, e nunca deixamos ninguém por socorrer, nunca deixamos ninguém para trás, e acreditem que em todas as situações damos sempre o nosso melhor por todos vocês, e se por ventura alguma vez não chegámos mais rápido ao local é porque não podemos mesmo. Quantas e quantas vezes somos nós a precisar de ser socorridos, porque por algum motivo as coisas não correm bem quando vamos em socorro dos outros.

E agora já pensou um pouco do que seria de nós sem os bombeiros?
É caso para se pensar "e se os bombeiros realmente fizessem greve, como seria"? 

José Filipe
VIDA DE BOMBEIRO

Sem comentários:

Enviar um comentário