Bombeiro nada até rocha para salvar banhista em Aljezur - VIDA DE BOMBEIRO

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Bombeiro nada até rocha para salvar banhista em Aljezur


O banhista estava a dar um passeio pela praia de Vale dos Homens, no concelho de Aljezur e, com a subida da maré, acabou por ficar isolado numa rocha, rodeado pelo mar. Sem saber nadar, a vítima, de 52 anos, ficou em perigo. 

Foi salvo após uma operação complexa de resgate que envolveu um helicóptero. Segundo o CM apurou junto do comandante Conceição Duarte, da Capitania do Porto de Lagos, que coordenou o resgate, o alerta foi recebido pelas 13h10 no piquete da Polícia Marítima (PM), através dos Bombeiros de Aljezur (BVA), tendo sido deslocado para o local dois agentes da PM e uma viatura do Instituto de Socorros a Náufragos, bem como os soldados da paz. 

O bombeiro Hélio Oliveira, de 25 anos, nadou até à pedra e assistiu a vítima, tendo-lhe colocado um colete salva-vidas. Depois, durante cerca de duas horas e meia, com o apoio do elemento do ISN, ficou junto à vítima, com as ondas a passarem-lhes por cima, até à chegada do meio aéreo. "Avaliou-se a situação e verificou-se que não era possível fazer o resgate do banhista por terra, nem em segurança por mar, pelo que foi pedido apoio aéreo para efetuar o resgate", esclareceu Conceição Duarte. 

Na operação foi empenhado um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que resgatou o banhista, cerca das 16h00. O homem foi depois transferido para uma ambulância e socorrido pelos bombeiros. A vítima apresentava sinais de hipotermia e foi transportado para o hospital de Portimão.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário